terça-feira, 3 de julho de 2012

TATÁ DANÇA SIMÕES (RS)



Tatá Dança Simões
Theatro São Pedro
entrada franca
após o espetáculo, lançamento do livro Teatro e Dança nos Anos Iniciais,
de Maria Falkembach e Taís Ferreira

Tatá Dança Simões é um espetáculo de dança-teatro, que busca reconstruir e reinventar, nos corpos dos intérpretes criadores, as emoções e percepções sobre a existência que o escritor pelotense João Simões Lopes Neto expressou em sua obra. A literatura de Simões Lopes Neto, embora completamente situada nos ares dos pampas gaúchos, como toda grande obra, traz reflexões sobre as questões universais, como a humanidade, a vida e a morte. Ao mesmo tempo, para o grupo, transcriar a obra de Simões Lopes Neto é um modo de encontrar sua identidade em congruência com a cultura da cidade e da região em que está inserido. O espetáculo propõe resgatar raízes, desconstruí-las, reconstruí-las, e apontar para algo que possa substituir o vazio e o descartável tão próprios de nosso mundo atual.
 O GRUPO
Em quatro anos de existência, o Tatá tem realizado um projeto consistente de formação de público e de educação estética junto às escolas de Pelotas, cujo objetivo é contribuir com a ampliação do acesso à arte, em específico à dança-teatro. No ano passado, em função deste trabalho, o grupo foi ganhador do Procultura, prêmio de Fomento do Município de Pelotas, que possibilitou a realização de 20 apresentações do espetáculo Tatá Dança Simões.
Neste ano, o programa desenvolvido pelo grupo Tatá, foi contemplado pelo edital PROEXT, do Ministério da Educação, financiamento que permite a ampliação do projeto e contribuição com o desenvolvimento cultural da região. Para tanto, está levando a diversas cidades, oficinas de capacitação de professores na área da dança, assim como apresentações do espetáculo para escolas e para a comunidade.
Esta é a segunda apresentação do trabalho em Porto Alegre. A primeira aconteceu em abril deste ano, no Festival Internacional Dançapontocom.

Direção e Concepção coreográfica:     Maria Falkembach

Intérpretes-criadores:  
Alexandra Latuada, Allan Leite , Allan Moscon, Ana Souza, Andressa Bitencourt, Clevy Reis, Denilson Cosseres, Flávio Lima, Francesco D'Ávila, Gessi Almeida, Higor Alencaragão, Jaínne Ladeira, Letícia Lupinacci, Nany Rosales

Trilha sonora: colagem musical de composições de Leandro Maia, Paulinho Cardoso, Luciano Maia, Barbosa Lessa, Alejandro Massioti, Tio Bilia e Eduardo Yaguno
Iluminação: Daniel Furtado
Cenário: Chico Machado
Figurino: Marcelo Silva
Costureira: Larissa Martins
Preparação corporal: Silvia Wolf
Produção Executiva: Tatá Núcleo de Dança-Teatro
Projeto de Extensão do Curso de Licenciatura em Dança / UFPEL



FINANCIAMENTO
PROEXT – Ministério da Educação


TEATRO E DANÇA NOS ANOS INCIAIS
O livro Teatro e Dança Nos Anos Iniciais de autoria das professoras da UFPel Taís Ferreira e Maria Falkembach, surgiu de uma demanda real de capacitação e formação continuada de professores de ensino básico, além de alunos da pedagogia e de outras licenciaturas. Maria e Taís são professoras do Núcleo de Artes Cênicas do Centro de Artes  da UFPEL e trabalham com as licenciaturas em dança e em teatro, na formação de docentes-artistas.
A intenção do livro é estimular a prática fundamentada e reflexiva de artes cênicas com crianças em sala de aula. O texto é construído com uma linguagem que torna acessível suas idéias e propostas a qualquer pessoa interessada em educação, em teatro e em dança.
O livro integra a reconhecida Coleção Educação e Arte, da Editora Mediação de Porto Alegre, coleção esta referência na área no Brasil.


SERVIÇO

Quando: 08/07 (Domingo), às 18 horas
Onde: Theatro São Pedro
Entrada franca.
Após o espetáculo, no hall de entrada do teatro, lançamento do livro Teatro e Dança nos Anos Iniciais de Maria Falkembach e Taís Ferreira.


Visite nosso blog:
Entre em Contato:

CONTATO


Nenhum comentário:

Postar um comentário