sexta-feira, 13 de julho de 2012

TEATRO DO CLÃ (Montenegro)


Projeto RAIO X DO TEATRO GAÚCHO - Etapa Interior

Nome do Grupo e ano da fundação: Teatro do Clã / Marca Produções Culturais - 2009

Trajetória: Teatro do Clã é o nome dado a junção de pessoas que acreditam na transformação através do teatro e na união de sonhos como ponto de partida para a criação. Tendo em vista esses referenciais o grupo iniciou em agosto de 2009 sua jornada em busca de uma pesquisa teatral fundamentada no trabalho do ator, no encontro de sua tradição e em uma maneira particular de fazer teatro na qual a produção do espetáculo é parte de uma poética maior.
Acreditando que o fazer teatral é um ato indissociável de uma visão particular de mundo e que a arte que fazemos demonstra o artista que somos, o TEATRO DO CLÃ no seu primeiro ano de atividades produziu o espetáculo O Rei Cego, selecionado para a Perimetral - Muestra Internacional de Teatro de Canelones no Uruguay. Em 2011 o grupo foi selecionado para o Projeto Novas Caras da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e firmou parceria com o ator Marcelo Bulgarelli (prêmio Açorianos de Melhor Ator pelo espetáculo Dia Desmanchado) que ministra um treinamento constante sobre a ação teatral a partir dos princípios da biomecânica. Além disso, recebeu recursos do FUMDESC – Fundo Municipal do Desenvolvimento da Cultura de Montenegro. Em 2012, a peça realizou diversas apresentações pelo estado através do Projeto Teatro a Mil em parceria como SESC, além disso, contabiliza 24 prêmios em Festivais de Teatro pelo interior do estado, realizou temporada na Sala Álvaro Moreyra e participou do 7º Festival Palco Giratório.

Poética/pesquisa do grupo:
Não nos sentimos ainda imersos na pesquisa de uma técnica teatral específica. Seria mais legítimo dizer que estamos aos poucos construindo, a partir dos referenciais de cada ator, uma poética em comum que nos serve enquanto ferramenta de construção cênica. Todavia este é um dos anseios do grupo: tornar mais consciente a sua poética, a sua tradição, na qual a produção do espetáculo seja um elemento resultante dela.
Especificamente para a produção do espetáculo O Rei Cego o grupo se ateve em dois pontos principais: a adaptação e criação de dramaturgia a partir de um conto popular brasileiro e a experimentação de uma linguagem rústica e popular como ferramenta estética para a criação cênica. Musicalidade, improvisações e a produção de matrizes corporais pré-expressivas foram pontos de partida para as improvisações resultantes da cena. As pesquisas desenvolvidas pelos atores do grupo em seus trabalhos de conclusão de curso da Graduação em Teatro da UERGS sustentam novas descobertas e reverberam no trabalho do grupo.  Cassiano Azeredo vem pesquisando sobre as relações entre matriz e texto dramático na criação teatral e o ator autor de si (a partir da pesquisa de Mestrado de Tatiana Cardoso)Marcos Cardoso enfoca o jogo na rua: possíveis relações entre o jogo e o teatro de rua. Tuti Kerber atenta-se para a presença cênica no teatro de rua.

Equipe Técnica:
Cassiano de Azeredo, Marcos Cardoso, Tuti Kerber, Julio César Schuster, João Pedro Decarli e Jenifer Berlitz

Espetáculos 

O Rei Cego
O Rei Cego é a história de um jovem príncipe que enfrenta inúmeros perigos para trazer de volta a visão de seu pai. A narrativa está repleta de elementos mágicos, seres fantásticos e tem como temas a confiança, a esperança e a justiça. Quatro atores cantam, dançam e representam para dar vida aos nove personagens desse conto popular de encantamento.
O Teatro do Clã buscou na concepção do espetáculo um caráter rústico, no qual escadas, cubos, malas, tecidos e um boneco gigante interagem com a atuação dos artistas e a melodia de seus instrumentos. O espetáculo valoriza a imaginação convidando o espectador a uma viagem ao Reino do quem vai lá não volta.

Projetos desenvolvidos pelo grupo:
A Marca Produções Culturais é uma empresa com sede na cidade de Montenegro/RS, que desde abril de 2009 atua na produção cultural, especialmente de espetáculos teatrais e oficinas de teatro. Tem como sócios-proprietários Cassiano de Azeredo e Marcos Cardoso, ambos com formação acadêmica em teatro e larga experiência com oficinas e produções de espetáculos artísticos e culturais.
      Seus objetivos principais são o desenvolvimento do ser humano e a formação cultural do indivíduo em suas mais diversas manifestações. Promover a arte, os valores humanos e a diversidade cultural são os principais desafios desta empresa. A Marca Produções Culturais desenvolve dois principais projetos: Fábrica de Sonhos e Teatro do Clã. Além destes, atua na organização e produção de eventos artístico-culturais e dispõem de equipamentos de sonorização e iluminação cênica para locação.
Prêmios:
O Rei Cego, tem 24 prêmios em três festivais. Mas isso não tem grande relevância. Nosso maior premio é estar conseguindo manter esse grupo em atividade e principalmente viabilizando nossas apresentações, conseguindo nos manter enquanto grupo e instituição. 

Contato: e-mail, site, blog e fone.
teatrodocla.blogspot.com
(51) 93345359 – Cássio
(51) 96218448 

Nenhum comentário:

Postar um comentário