sábado, 22 de março de 2014

ENSAIO SOBRE O TEMPO (RS)


De 27 a 31 de março, às 19h e 21h
TERREIRA DA TRIBO – Rua Santos Dumont, 1186

Entrada franca

A Cia Caixa do Elefante Teatro de Bonecos estreia o espetáculo Ensaio sobre o Tempo, que conjugará teatro de animação, dança e ilusionismo para apresentar de forma poética, reflexões sobre a noção e percepção do tempo em nossa sociedade, inspiradas em escritos teóricos de Henry Bergson, Ítalo Calvino, Heidegger e Santo Agostinho.
A primeira temporada inicia no dia 08 de março em Morro Reuter, passando por Novo Hamburgo, Dois Irmãos e Porto Alegre.

PROCESSO CRIATIVO

Em 2014 a Caixa do Elefante completa 23 anos de trajetória e conta com o patrocínio da Petrobras, através da seleção no Petrobras Cultural para manutenção de companhias de teatro. 
O espetáculo foi desenvolvido a partir do encontro intenso entre os artistas talentosos e experientes, que trabalharam em regime de residência artística no Espaço de Convívio Artístico Vale Arvoredo, localizado em meio à mata nativa da Serra Gaúcha. Desta imersão surgiram propostas criativas e um instigante resultado.

Com direção de Paulo Balardim, a montagem traz uma sensível atuação da atriz Carolina Garcia. A companhia buscou a parceria de Élcio Rossini para a composição da cenografia, figurino e iluminação, além da assessoria do mágico Eric Chartiot para ilusionismo e do físico Flávio Pohlmann Livi para pesquisa. A concepção dos bonecos e adereços ficou a cargo de Mário de Ballentti, com o auxílio de Marcos Nicolaiewsky. A trilha sonora é assinada por Carlos Badia.

CONCEITO DO ESPETÁCULO 

Na ficção, há um andarilho perdido num espaço indeterminado que encontra objetos, os quais vão reativando suas memórias e ganhando corpo. Paulo Balardim explica que presente e passado se confundem, enquanto que atriz e bonecos se mesclam para produzir sentimentos. “O sentimento de finitude, a memória como forma de reviver o passado e a imaginação como projeção de futuro são inspirações para as cenas. Nosso trabalho incorpora recursos do teatro de animação e busca elaborar imagens poéticas sobre essas questões”, ressalta o diretor.

A trilha sonora conduz como narrativa os eventos que se sucedem, numa ordem não linear. E espaço da cena acaba criando uma dimensão onírica.

O espetáculo foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, e recebeu o financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS) e do Fundo Municipal de Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte).



A COMPANHIA

A Cia. Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, fundada em 1991, em Porto Alegre/RS, é, hoje, uma das companhias de teatro de bonecos mais atuantes e de maior destaque no panorama artístico nacional brasileiro. Ao longo de sua trajetória tem acumulado uma vasta experiência na construção de diversos bonecos, cenografias e adereços cênicos, tanto para seus espetáculos como para outras companhias de teatro e programas televisivos, além de colaborar, por meio de workshops e oficinas, com a formação de público e profissionais de teatro.

Com suas montagens, direcionadas tanto para o público infantil como para o adulto, tem participado de importantes festivais no Brasil e no exterior. Figura, em suas histórias, a essência do teatro de animação latino-americano: textos populares que mesclam poesia e comicidade, apresentados com um primor técnico que envolve um delicado trabalho de construção e manipulação de bonecos.


FICHA TÉCNICA

PAULO BALARDIM – Direção e dramaturgia

CAROLINA GARCIA – Atuação e Coordenação de Produção

MÁRIO DE BALLENTTI – Bonecos e adereços

CARLOS BADIA – Trilha Sonora

ÉLCIO ROSSINI E CAIXA DO ELEFANTE – Cenografia, figurino e iluminação

ERIC CHARTIOT – Assessoria para ilusionismo

FLÁVIO POHLMANN LIVI – Assessoria para pesquisa

RITA SPIER – Figurino

ANA MEDEIROS – Preparação Corporal

BÁRBARA BÍSCARO – Preparadora Vocal

MARCOS NICOLAIEWSKY – Assistente de Construção de Bonecos, adereços e cenotécnico

cONFIRA O blog do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário