domingo, 9 de março de 2014

UM PRÍNCIPE CHAMADO EXUPÉRY (SC)


Porto Alegre
Dias 15 e 16/3 (sáb e dom) quatro apresentações (18 e 20h)
Dia 17/3 – oficina (14h as 18h)
Local: Casa Mário Quintana Sala A2B2
Produtor: Karina Borges (51) 3084-9691 e (51) 9420 2894 -

“Exupéry” será apresentado gratuitamente em Caxias de Sul, Pelotas, Porto Alegre e Passo Fundo, em março

“Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante”. Quem já leu algo como esta frase, do famoso livro “O Pequeno Príncipe”, sabe que o autor é o francês Antoine de Saint-Exupéry. Ele foi piloto, aventureiro e escritor de livros para adultos. Esta história pode ser conferida no espetáculo de bonecos da Cia Mútua, de Itajaí (SC), que embarcará em março, para quatro cidades do Rio Grande do Sul (RS).

O espetáculo, “Um príncipe chamado Exupéry”, recém esteve pelo Rio Grande do Norte, conquistando novos fãs, encantando diferentes públicos e chegará em território gaúcho, entre os dias 11 e 19 de março. Algumas sessões do espetáculo serão acompanhadas de oficina e workshop. A maratona se apresentações está sendo viabilizada pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012, do Ministério da Cultura.

A primeira parada de “Exupéry” será dia 11 de março na cidade de Caxias de Sul, seguida de Pelotas (dia 13), Porto Alegre (dia 15 e 16) e Passo Fundo (19). As cidades foram cuidadosamente selecionadas pela Companhia. “Nossa decisão foi circular exatamente pelos dois estados extremos da linha de Correio Aéreo praticada no Brasil entre as décadas de 20 e 30, onde Saint-Exepéry trabalhou, entregando cartas”, ressalta uma das integrantes do grupo, a atriz e produtora Mônica Longo.

Para a montagem do espetáculo, os integrantes da Cia Mútua estudaram a vida e obra de Antoine de Saint-Exupéry, com pesquisa de campo na França e no Brasil. Familiares de Saint-Exupéry também assistiram à peça no Brasil e ficaram impressionados com a montagem. “Não esperávamos que a história de nosso tio-avô fosse retratada de forma tão mágica e fiel à realidade. O boneco é muito parecido com ele”, comentam Hélène de Sèze e Isabelle d’Agay, sobrinhas-netas de Saint-Exupéry.

Além das apresentações, a Cia Mútua também irá ministrar atividades complementares, com a realização de oficina de sensibilização para as formas animadas e workshop sobre o processo de montagem do espetáculo. Toda a programação será totalmente gratuita e aberta à comunidade em geral.

O espetáculo
Antes de ter se tornado mundialmente conhecido pelo romance “O Pequeno Príncipe”, Saint-Exupéry trabalhou para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale, entregando cartas em escalas de vôos diários, que se estendiam pela Europa, África e América do Sul. No Brasil a ‘linha’ ia de Natal (RN) a Pelotas (RS). É neste contexto, dentro de um hangar, sem uma única fala que é encenada a montagem do espetáculo “Um Príncipe Chamado Exupéry”. A peça tem duração de 50 min, capacidade para uma plateia de 60 pessoas e destinado ao público adulto.

“Um Príncipe Chamado Exupéry” é a quinta montagem da Cia Mútua no teatro de animação. Desde sua estréia, em 2010, o espetáculo se apresentou em importantes festivais do gênero, entre eles a II Semana Internacional de Teatro de Animação (SP) e o 5º FITA Floripa (SC). Em 2012 circulou por 15 estados brasileiros pelo Projeto SESC Palco Giratório e em 2013 ocupou os espaços da CAIXA Cultural São Paulo e Brasília. “Exupéry” também já esteve estampado na Revista BRAVO como indicação de melhor espetáculo na edição de Fevereiro/13.

Cia Mútua
Companhia fundada em 1993, atualmente estabelecida na cidade de Itajaí (SC) - Rua Pedro Antonio Fayal 392 - Bairro São João. Pesquisa o teatro de animação desde 2002, além de dedicar-se ao clown, à pantomima e à narrativa cênica. A Cia Mútua já recebeu 12 prêmios nacionais e internacionais. Participou de diversos festivais, apresentando-se na França, Espanha, Chile, Argentina e em 18 estados brasileiros. Possui em seu repertório os espetáculos Exílios (2013), Um Príncipe Chamado Exupéry (2010), Flashes da Vida (2007), Felizes para Sempre (2005), Teatro Lambe-lambe (2005) e A Caixa (2004).

Mais informações no site: http://www.ciamutua.com.br/home/

Nenhum comentário:

Postar um comentário