quinta-feira, 4 de setembro de 2014

HOMENS, SANTOS E DESERTORES (RJ)

Um estudante que se sente diferente das pessoas a sua volta conhece um homem recluso e se identifica com ele. Essa é a história de “Homens, santos e desertores”. O espetáculo propõe uma reflexão sobre a passagem da adolescência para a vida adulta e também a discussão de questões como a inadequação social e o bullying. Escrito por Mário Bortolotto, “Homens, santos e desertores” tem direção de Ernesto Piccolo e os atores Ricardo Blat e Nelson Yabeta no elenco. 

Com muita sensibilidade e poesia, o texto de um dos maiores autores do teatro brasileiro é impactante e emociona sem apelar para clichês. A peça inova ao tratar de um tema tão pertinente e atual para o público de todas as idades, mas principalmente para os adolescentes. Encenada pela primeira vez no Rio de Janeiro, “Homens, Santos e Desertores” era estrelada originalmente por Rodolfo Bottino, morto no ano passado, que foi substituído por Blat. 

O espetáculo destaca a relação entre os dois personagens, a partir das referências literárias e musicais que compartilham, além do fato de serem outsiders, ou seja, de se sentirem diferentes das outras pessoas. O pai do garoto nunca trocou mais do que duas palavras com o filho e resolveu partir para o México. Já a mãe, abandonada e solitária, não consegue ajudar o jovem. O adolescente não tem amigos, nem namorada e parece não se interessar por nada que os colegas de mesma idade gostam.

Um dia, ele encontra um homem que vive cercado de livros e não gosta de receber ninguém em casa. O garoto se identifica e passa a frequentar o local, mesmo contra a vontade do homem. O encontro entre os personagens permite discutir a questão do sujeito que não se enquadra.

Elenco
Ricardo Blat e Nelson Yabeta

Ficha Técnica
Texto: Mário Bortolotto
Direção: Ernesto Piccolo
Cenário: Ernesto Piccolo
Figurinos: Nina Reis
Iluminação: Bruno Peixoto
Trilha sonora: Rodrigo Penna
Programação visual: Daniel Gnattali
Produção: Nelson Yabeta
Realização: Casa dos Azulejos Produções Artísticas e Culturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário