quinta-feira, 4 de setembro de 2014

INCÊNDIOS (RJ)

Incêndios é uma tragédia épica contemporânea capaz de transportar o espectador a atmosferas diversas e a montagem de Aderbal Freire-Filho, protagonizada com maestria pela grande atriz Marieta Severo, se vale da própria poética da cena para expressar as situações reais criadas pelo autor. “O palco infinito pode ir de um continente a outro e de um tempo a outro, desde que o conjunto da encenação desperte a imaginação do espectador e é isso que as atrizes e os atores de 'Incêndios' têm como objetivo. Em um cenário de grande impacto plástico em sua simplicidade, o talento do elenco queima no mesmo fogo a realidade e a ilusão”, diz Aderbal.

A escrita de Wajdi Mouawad, apontado como um dos grandes dramaturgos contemporâneos, é marcada por situações devastadoras: guerras, exílios, perdas e injustiças. Não à toa, Incêndios obteve dezenas de prêmios, elogiadas produções ao redor do mundo e um longa-metragem homônimo, dirigido por Denis Villeneuve. 

A encenação de Aderbal Freire-Filho, que arrebata público e crítica por onde passa, recebeu Prêmio Shell 2013 de melhor direção e Prêmio APTR 2013 em quatro categorias: melhor espetáculo, melhor atriz para Marieta Severo, melhor atriz coadjuvante para Kelzy Ecard e melhor cenografia.


Ficha técnica
Direção: Aderbal Freire-Filho 
Autor: Wajdi Mouawad 
Tradução: Ângela Leite Lopes 
Elenco: Marieta Severo, Felipe de Carolis, Keli Freitas, Kelzy Ecard, Márcio Vito, Isaac Bernat, Julio Machado e Fabianna de Mello e Souza 
Trilha sonora: Tato Taborda 
Cenografia: Fernando Mello da Costa 
Iluminação: Luiz Paulo Nenen 
Figurino: Antônio Medeiros 
Direção de Produção: Maria Siman 
Produção Executiva: Luciano Marcelo 
Produtores: Felipe de Carolis, Maria Siman e Marieta Severo 
Produtor associado: Pablo Sanábio 
Idealização do Projeto: Felipe de Carolis 
Duração: 120min 
Recomendação etária: 14 anos


Patrocínio: FINEP
Promoção: TV GLOBO / ELEMDIA / JBFM / GLOBO.COM
Realização: PRIMEIRA PÁGINA / E_MERGE / TEATRO POEIRA / MINSTÉRIO DA CULTURA-GOVERNO FEDERAL
LEI DE INCENTIVO A CULTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário