quinta-feira, 4 de setembro de 2014

TULIPA RUIZ (SP)


Nascida em Santos, Tulipa cresceu na cidade mineira de São Lourenço. Seu contato com a música começou cedo, influenciada pelo pai, Luiz Chagas, jornalista e guitarrista da histórica banda Isca de Polícia de Itamar Assumpção. Na adolescência, a cantora teve um programa de rádio, fez coral e estudou por cinco anos canto lírico com a maestrina Edna de Sousa Neves. Mudou-se para São Paulo, onde estudou Multimeios. 

"Efemêra", lançado em 2010, eleito o melhor disco do ano pelo jornal Folha de São Paulo e pela revista Rolling Stone, um dos melhores do ano 
pelo jornal O Globo e um dos melhores da década pela Folha de S. Paulo. A música que dá título ao disco faz parte da trilha sonora do FIFA 2011, um dos videogames mais populares do planeta. O sucesso do álbum ainda rendeu a Tulipa o título de melhor cantora de 2011 no Prêmio Multishow pelo jurí especializado, além de uma indicação como artista revelação no VMB do mesmo ano.

Em julho de 2012, Tulipa Ruiz lançou “Tudo Tanto”. O álbum, selecionado no Edital Nacional 2011 do Natura Musical, tem produção de Gustavo Ruiz, arranjos de cordas e sopros de Jacques Mathias. O disco traz onze faixas, incluindo parceria com Criolo, participações de Lulu Santos, São Paulo Underground, Daniel Ganjaman, Kassin e Rafael Castro.

Tulipa já dividiu o palco com nomes como Milton Nascimento, Zélia Duncan, Arnaldo Antunes, Lenine, Nação Zumbi (Rock in Rio 2011) e a cubana Yusa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário