sexta-feira, 23 de março de 2012

A ALMA BOA (RS)

"A Alma Boa" - exercício cênico da Escola de Teatro do Grupo Neelic 
sábados e domingos, 20h, sala 504 da Usina do Gasômetro
A temporada vai até o dia 8 de abril. 


A Alma Boa é a montagem de conclusão do Curso de Formação de Atores, livremente inspirada na obra de Bertolt Brecht. Os estudantes que nela atuam tiveram como desafio a adaptação da obra A Alma Boa de Setsuan, na qual deuses vêm à Terra com o propósito de encontrar uma alma boa, acreditando que isto é cada vez mais raro. Ao chegarem à província de Setsuan, procuram um lugar para pernoitar e não encontram, a princípio, ninguém que os acolha, confirmando suas suspeitas iniciais de que os homens tornaram-se egoístas e incapazes de dividir. Quase desistindo, porém, conhecem Chen Tê, uma prostituta que lhes dá um lugar para dormir, deixando de atender a um cliente. Convencidos de que se trata este de um caso de generosidade desinteressada, os deuses oferecem à moça uma alta quantia em dinheiro. Este é o elemento que desencadeia os conflitos da peça, pois o povo, necessitado, solicita ajuda de Chen Tê. Sempre disponível, ela atende a todos, o que resulta em sua ruína. 
Numa situação limite, a protagonista cria uma persona. Inventa um primo, veste-se de homem, engrossa a voz, e reveza-se entre este personagem e ela mesma. Disfarçada, consegue ter a firmeza que em sua forma tradicional é incapaz de demonstrar.

A questão ética que os profissionais da Escola de Teatro do Grupo Neelic junto a seus estudantes identificam é a da responsabilização de cada sujeito por suas atitudes, e, em última análise, pela própria vida. Tanto os solicitantes, que tudo delegam às mãos de Chen Tê, quanto a própria “alma boa” da cidade de Set Suan, que precisa se disfarçar para honrar suas próprias decisões (e indecisões), todos os personagens deste enredo são fragilizados por sua humanidade e pela fome e miséria em que vivem.
 
Ficha Técnica:
Orientação: Desirée Pessoa, Fabiana Montin, Marçal Rodrigues, Guilherme Sanches, Leonor Melo;
Elenco: Adriano Roman, Carlos Araújo, Christiano Buys, Cíntia Silveira, Helimara Medeiros, Maristela Luz;
Fotografia: Kiran León;
Designer Gráfica: Paula Basei;
Produção: Adriano Roman;
Realização: Escola de Teatro do Grupo Neelic (51) 3391-5931 / (51) 9274-9933             
Maiores informações no BLOG  da Escola do Neelic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário