domingo, 25 de março de 2012

HOMENAGEM A FERNANDO PEIXOTO


O dramaturgo Fernando Peixoto, falecido em 15 de janeiro deste ano, será homenageado com um evento da 53ª Semana de Porto Alegre no dia 27 de março, às 20h30, no Teatro Renascença. A iniciativa quer manter viva a memória deste influente agente cultural sobre as artes cênicas nacionais. Em nota oficial emitida logo após o falecimento de Fernando, o Ministério da Cultura emitiu a seguinte nota: “O Brasil acaba de perder um dos maiores pensadores de teatro, o diretor, ator, escritor e professor Fernando Peixoto. Suas reflexões sobre o teatro internacional e sua contribuição ao teatro brasileiro na segunda metade do Século 20 foram fundamentais. Ele manteve até o fim da vida a relação de apoio e orientação aos novos atores, diretores e grupos. O Ministério da Cultura sente profundamente esta perda”

Fernando Peixoto nasceu em Porto Alegre, no dia 19 de maio de 1937, e iniciou sua carreira no teatro em 1953. Em 1963, mudou-se para São Paulo e passou a integrar a companhia Teatro Oficina. O evento que relembra a trajetória de Fernando Peixoto, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura com apoio do Ministério da Cultura, através de sua Regional Sul, terá duas etapas. 

A primeira parte destacará três entre as muitas ações culturais de Fernando na cena cultural da capital. O professor de literatura Flávio Loureiro Chaves falará sobre a atividade de Fernando junto ao Clube de Cinema, a atriz e jornalista Ivete Brandalise falará sobre o Teatro de Equipe e a atriz Mirna Spritzer falará sobre o Teatro Vivo, com mediação do crítico teatral e ex-governador Antônio Hohlfeldt.

Na segunda parte do evento, a Companhia do Latão (SP) apresentará partes da peça O Círculo de Giz Caucasiano, de Bertolt Brecht, dirigida por Sérgio de Carvalho, que estará na encenação, assim como os atores Helena Albergaria Aranha Ricardo, Ney Luiz Piacentini e o músico Martin Eikmeier. Fernando Peixoto foi um dos grandes intérpretes do legado do célebre dramaturgo alemão no Brasil e desempenhou também papel chave na introdução dessa obra no repertório da Companhia do Latão, hoje uma das mais respeitadas de São Paulo.

Sobre a montagem de O Círculo de Giz Caucasiano pela Cia do Latão:

A estréia em agosto de 2006 de O círculo de giz caucasiano, com direção de Sérgio de Carvalho e artistas oriundos de vários grupos de pesquisa, representou mais que um retorno do grupo à obra Brecht. Inaugurou um procedimento de cooperações e uma intensa produção de experimentos audiovisuais. O reconhecimento internacional se ampliou com o convite a Sérgio de Carvalho para uma conferência na Casa Brecht de Berlim sobre a experiência em teatro dialético da Companhia do Latão. O círculo de giz caucasiano foi apresentado em Havana onde obteve o prêmio Villanueva, como melhor espetáculo estrangeiro de 2007, concedido pela União dos Escritores e Artistas de Cuba.
Homenagem a Fernando Peixoto
Dia 27 – 20h30 – Teatro Renascença

Programa

Sobre Fernando Peixoto – uma conversa com:
Flávio Loureiro Chaves
Ivete Brandalise
Mirna Spritzer
Antônio Hohlfeldt (mediação)

O Círculo de Giz Caucasiano (Bertolt Brecht)
Companhia do Latão (SP):
Sérgio de Carvalho (direção)
Helena Albergaria Aranha Ricardo
Ney Luiz Piacentini
Martin Eikmeier

Maiores informações no site da SMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário