quinta-feira, 22 de março de 2012

(IN)ACABADA (RS)

Foto: Fernando Pires
De 9 a 31 de março, o Centro de Pesquisa Teatral do Ator (C.P.T.A.) apresenta (IN)ACABADA na Casa de Cultura Mario Quintana. As apresentações ocorrerão de sextas a domingos, sempre às 20h, na Sala A2B2. Com direção de Alexandre Vargas, tem número de espectadores limitado a 12 e distância máxima entre ator e platéia, equivalente a 5m.
Uma quase anônima, uma aristocrata foge dos ideais de glamour para explicitar a tensão do imobilismo. Confinada numa sarça — leito funesto — nada lhe resta a fazer, a não ser observar o que está à sua volta e narrar uma história. Trata-se de uma peça dentro da peça, narrada por um cadáver. O espetáculo se estrutura numa prosa de aparência desalinhada e quebrada, que evidencia e valoriza ações que despertam imagens claras de associações. Tem contorno experimental, uma cerzidura onde o texto se desdobra em camadas narrativas e inacabadas. Na cena está presente, entre espectador e ator, uma interrupção que provoca um tipo de percepção que faz com que o público tenha que relativizar constantemente o que está vendo.
O espectador é convidado a entrar num espaço com a seguinte taxonomia: “Vegetariano”, “Mulher Negra”, “Irmão Adestrado”, “A Mulher que Só Diz: Interessante”, “Re-tro-a-ti-vo”, “Bailarina Com Artrose”, “Diretor de Consciência (s)”, “Ator” e “Espectador”, entre outros. Isto revela uma infinidade de identidades e referências, onde personalidades e papeis são criados e simultaneamente desconstruídos. A cenografia é inspirada na obra do artista Alex Flemming, um cenário doméstico com rendimento trágico, ridículo e poético que não hesita em servir-se de elementos plásticos e verbais como a foto, o grafismo e o poema.

Período: 9 a 31 de março de 2012.
Dias: Sextas, sábados e domingos.
Horário: 20h.
Local: Sala A2B2 – 2º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736).
Ingressos: R$ 10,00.
Maiores informações no BLOG do CPTA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário