segunda-feira, 26 de março de 2012

O CASAMENTO DO GRANDE MÁGICO MAYCON ESTALLONE (RS)



O Casamento do Grande Mágico Maycon Estallone, nova produção do Circo Girassol, estreia no dia 30 de março, às 21h, no Teatro Renascença. A montagem tem texto inédito do diretor e autor Dilmar Messias e ficará em cartaz até o dia 8 de abril, de sexta a sábado, às 21h, e domingo às 20h. Resultado do processo desenvolvido nos últimos dois anos, só foi possível graças ao Projeto Petrobras Cultural Manutenção de Grupos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura em co-patrocínio com as Lojas Renner e apoio da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre.


Segundo Dilmar Messias, a nova montagem representa um marco importante na trajetória do Circo Girassol, pois reúne duas linguagens que nos últimos tempos o grupo tem trabalhado com muita dedicação: o teatro e o circo. "Tenho uma vida dedicada ao espetáculo teatral e nos últimos anos agreguei a linguagem circense dentro deste universo lírico e lúdico, que caracteriza meu trabalho teatral", avalia. "Neste espetáculo, estamos fazendo este casamento de linguagens", complementa.

Sobre a Peça


O Casamento do Grande Mágico Maycon Estallone conta a história da família Lichtenfeld, que há mais de 10 gerações tem se dedicado à manter seu pequeno Circo Frederico em funcionamento, itinerando pelas modestas colônias, vilas e picadas da serra gaúcha. Seu ancestrais vieram de Pressburg, hoje Bratislava, na Eslováquia, em busca de tranqüilidade e encontraram no sul do Brasil, o local ideal para continuar a tradição da família em sua atividade artística.

Autor de grandes sucessos do teatro gaúcho, como "Pão & Circo", "O Hipnotizador de Jacarés", "Misto Quente", "O Mundo da Lua", "Circo Eletrônico", entre outros, todos em cartaz e circulando pelo país, Dilmar Messias é dono de uma dramaturgia peculiar, em que o circo e o teatro popular têm sido os temas centrais. O novo trabalho representa um amadurecimento desta vocação.

O Casamento do Grande Mágico Maycon Estallone estreia em 30 de março
Foto: Kiran


Ele conta que a peça mostra personagens característicos de uma estrutura circense tradicional, embora o tratamento e o argumento fujam de uma história comum de circo. "Procuramos utilizar todos os elementos trabalhados na companhia: o teatro, o circo e a música", resume.

Na definição de Messias, "O Casamento do Grande Mágico Maycon Estallone" é um musical, no qual o teatro e o circo dividem o espaço, cênica e dramaturgicamente. "É um espetáculo no qual fundimos estas linguagens, conduzidas pelo elenco do Girassol, integrado, também, por profissionais convidados". "Foi um processo gratificante construído ao longo de sete meses", observa. A leitura dramática do texto ocorreu em janeiro de 2011, no Teatro de Arena, dentro do projeto Leituras Dramáticas.

Elenco

Com um elenco cuidadosamente selecionado, o diretor do Circo Girassol destaca as participações de Débora Rodrigues, Diego Steffani, Tuta Camargo, Hálida Maria, Mariana Velinho, Jeferson Rachewsky, Andrea Farias e o próprio diretor, com participação especial de Álvaro Rosacosta e Vinícius Petry. 

A equipe técnica reúne profissionais de reconhecida trajetória. Ao descrever os elementos cênicos, Dilmar Messias refere o cenário criado por Felipe Helfer, cujo principal desafio foi proporcionar o clima circense, "esse universo expressivo, que é povoado de referências e imagens que já foram registradas pelos grandes artistas plásticos", comenta. 

Os figurinos do premiado Daniel Lion seguem a mesma intenção, buscando no imaginário estas personagens características da história e da poética circense, reforçado pela iluminação de Fernando Ochôa. Também promete surpreender a trilha sonora composta e arranjada especialmente por Arthur de Faria e executada "ao vivo" pelo elenco. O músico utiliza desde a linguagem grandiloquente, operística, até a sonoridade mais simples da música regional brasileira.

"A música ocupou um papel importante na montagem", conta Dilmar. "Os atores passaram por aulas de preparação musical e vocal com Simone Rasslan; aulas de metais de pisto (trompete, trombone, bombardino, tuba) com Anjinho e aulas de metais de palheta (clarinete e sax) com Fábio Stone. "Uma das qualidades do Circo Girassol é a formação. Os artistas estão sempre se especializando, pesquisando, trocando informações, o que auxilia em muito o trabalho do diretor", diz.



Com mais de 40 anos de dedicação ao teatro e muitos prêmios conquistados, Dilmar Messias dirige, há 10 anos, o Circo Teatro Girassol, espaço destinado à pesquisa e à difusão das técnicas circenses e da linguagem cômica do palhaço,que mantém no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. Em novembro de 2011, recebeu o Prêmio Joaquim José Felizardo, concedido pela Prefeitura de Porto Alegre, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento das artes.


Ficha Técnica:


Elenco: Tuta Camargo - Hálida Maria - Débora Rodrigues - Dilmar Messias - Diego Steffani - Álvaro RosaCosta - Andréa Farias - Vinicius Petry - Mariana Vellinho - Jéferson Rachewsky

Direção Musical, Música Original e Arranjos: Arthur de Faria

Preparação Musical: Simone Rasslan

Professores: Alex Prinz Anjinho (Tompete, Trombone, Tuba, Bombardino), Fabio Stone (Clarinete, Sax) Josemir Valverde (Violoncelo)

Figurino: Daniel Lion - executados por Naray Pereira

Cenário: Felipe Helfer

Iluminação: Fernando Ochôa

Adereços: 
Diego Steffani 

Planejamento Gráfico: Frederico Messias

Ilustração: Fábio Zimbres

Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu

Fotos: Kiran

Administração: Joca Pereira e Darcílio Messias

Produção: Circo Teatro Girassol



Serviço:
O Quê: Estreia do musical "O Casamento do Grande Mágico Maycon Estallone", com o Circo Girassol. Direção de Dilmar Messias
Onde: Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307), Porto Alegre – Fone (51) 32216611)
Quando: De 30 de março a 08 de abril, de sexta a sábado, às 21h, e domingo às 20h.
Quanto: R$ 20,00, com 50% de desconto para o Clube do Assinante ZH, idosos e estudantes
Classificação: Livre
Informações: (51) 33878595


Texto de: Livia Auler (estagiária da SMC, supervisão Fabiano Cardoso)

Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário