Clarice Lispector é destaque na Feira do Livro de Porto Alegre
Benjamin Moser, biográfo da escritora, e atividades para os professores integram a programação
Como todos nossos amigos já sabem, o Grupo Válvula de Escape estreia seu mais novo espetáculo "Assovio no Vento Escuro" no próximo dia 9 de dezembro, baseado no livro de Clarice Lispector "A Hora da Estrela", e é com enorme alegria que anunciamos que a obra de Clarice Lispector terá um destaque na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, inclusive com a presença do biográfo Benjamin Moser, autor do livro acima. Abaixo maiores informações sobre o evento.
A vida e a obra de Clarice Lispector estarão marcadamente presentes na 56ª Feira do Livro. No dia 15 de novembro, receberemos o norte-americano Benjamin Moser, autor da primeira biografia internacional da escritora. O maior divulgador da escritora brasileira no exterior participará do bate-papo “Biografias, diários, memórias e correspondências de Clarice Lispector”, que ocorrerá às 17h, no Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Érico Verissimo.
Após o evento, será realizada a leitura dramática “Momentos de Clarice”, com textos da autora interpretados por Eleonora Rizzo, Ida Celina e Vika Schabbach, com direção de Luciana Éboli. Na mesma tarde, os leitores poderão acompanhar, ainda, a exibição do Documentário Clarice Lispector, com a última entrevista da escritora, concedida ao jornalista Junio Lerner (Programa Panorama, 1977).
Além dos eventos que ocorrerão na última tarde da Feira do Livro, outra atração, dedicada a professores, terá como tema a obra Clarice Lispector. Nos dias 9 e 10 de novembro, às 19h, uma experiência literária inédita será iluminada pela escritora, que inaugurou o existencialismo no universo da ficção brasileira. Em Professores leem Clarice, serão compartilhadas pelos participantes, no primeiro encontro, suas impressões sobre a leitura das obras O primeiro beijo, Felicidade clandestina e Via crucis. No segundo dia, as atenções serão voltadas ao romance Água Viva. Já estão abertas as inscrições para as atividades, que terão a coordenação da professora Zilá Mesquita.
Os eventos prestarão também sua homenagem à escritora, que completaria 90 anos em dezembro de 2010. Parte do ciclo A Hora do Educador, os encontros do Professores leem Clarice - Leituras Compartilhadas foram concebidos a partir do curso de extensão Tessituras: Formação de Mediadores para Programas de Leitura, que a Câmara Rio-Grandense do Livro realizou, em parceria com a UFRGS, de março a julho deste ano, com a participação de representantes de 23 município gaúchos que já desenvolvem ou pretendem desenvolver iniciativas nesta área.
SERVIÇO
Dia 9 de novembro, às 19h
Professores leem Clarice – Leituras Compartilhadas
Contos: O primeiro beijo, Felicidade clandestina, Via crucis
Dia 10 de novembro, às 19h
Professoress leem Clarice – Leituras Compartilhadas
Romance: Água Viva
Onde: Recanto do Educador da Biblioteca do Cais (Armazém 1 do Cais do Porto)
Inscrições (gratuitas, com vagas limitadas):
visitacaoescolar@camaradolivro.com.br e (51) 3286-4517, com Fernanda.
Dia 15 de novembro, às 14h30
O quê: Documentário Clarice Lispector
Onde: Tenda de Pasárgada
Dia 15 de novembro, às 17h
Benjamin Moser – Autor da biografia Clarice
Bate-papo: “Biografias, diários, memórias e correspondências de Clarice Lispector”
Onde: Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Érico Verissimo
Dia 15 de novembro, após o bate-papo
O quê: ”Momentos de Clarice", leitura dramática de textos da autora, com Eleonora Rizzo, Ida Celina e Vika Schabbach. Direção de Luciana Éboli
Onde: Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Érico Verissimo
A Feira do Livro de Porto Alegre é realizada há 55 anos na Praça da Alfândega. Nasceu em 1955, quando um grupo de livreiros, intelectuais e jornalistas, organizou a primeira edição com o lema“Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo". Um dos mais tradicionais eventos culturais da cidade recebe anualmente mais de um milhão de pessoas, que visitam as cerca de 160 barracas e participam de uma intensa programação de sessões de autógrafos, seminários, debates, mesas-redondas e apresentações artísticas. Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu o diploma de Cavaleiro da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura e, em 2010, a maior feira de livros a céu aberto das Américas foi declarada Patrimônio Imaterial da Cidade pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural da Capital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário