sábado, 16 de outubro de 2010

ESTREIAS TEATRAIS EM PORTO ALEGRE


Depois de um overdose de teatro em setembro no "Porto Alegre em Cena", Outubro chegou e sem nenhuma ressaca, pois neste mês acontece em Porto Alegre a estreia de vários espetáculos muito aguardados pelo público, e que com certeza movimentará a cena teatral gaúcha. Vamos a eles então:

A LIÇÃO

Estreiou hoje (15/10) no Teatro de Arena "A Lição" de Eugène Ionesco, com a Cia de Teatro ao Quadrado, com Direção de Margarida Leoni Peixoto e no elenco Marcelo Adams e Luísa Herter. Curioso para ver esta montagem deste texto considerado do Teatro do Absurdo. Li este texto na disciplina de Dramaturgia Contemporêna do ilustríssimo Carlos Modinger na Uergs e foi daqueles textos que realmente te pegam de uma maneira "absurda". Pelo modo com Ionesco rege a trama, ou pelo inusitado desfecho, realmente curioso para assistir a este trabalho, mais uma parceria do casal 20, que tem nos brindado com maravilhas teatrais. 


WONDERLAND E O QUE MICHAEL JACKSON ACHOU POR LÁ

Outra estreia, talvez uma das mais aguardadas é a do pessoal do Teatro Sarcáustico,  com seu "Wonderland". Confesso que sou fã deste grupo gaúcho, pois demostra através de seu histórico, fazer um teatro experimental (no sentido nobre da palavra), provocador, contemporâneo e diferente. Então as minhas expectativas são enormes, depois de acompanhar todo o processo através do blog, gosto muito e me identifico com as idéias do Daniel Colin, do Felipe e sua trupe de atores. A estreia é amanhã e promete. 
Quinze atores, oito meses de ensaios, um clima de Pop Art e a missão de cantar e dançar as músicas criadas por Arthur de Faria são algumas dos momentos deWonderland e o que M.Jackson encontrou por lá, que estreia neste sábado no mezanino da Usina do Gasômetro (João Goulart, 551). O diretor Daniel Colin, do grupo Teatro Sarcáustico, destaca que o musical conta a vida do cantor Michael Jackson, mas a temática central traz à discussão a questão da formação da identidade do artista. Ou seja, da liberdade conceitual de sua obra até a mercantilização da mesma para a grande massa consumidora.Wonderland é um mix de referências. Várias personagens dePeter PanAlice no país das maravilhas e Alice através do espelho surgem transformados em personagens do universo do cantor. A referência à peça Roda Viva, de Chico Buarque, vem da montagem mítica de Zé Celso Martinez Corrêa. O diretor explica que a encenação vai seguir o formato do Teatro Oficina. O palco-passarela, que também é chamado de teatro sanduíche, vai abrigar 70 pessoas por apresentação.
CLUBE DO FRACASSO
Outra aguardada estreia é "O Clube do Fracasso" da Cia Rústica de Teatro. A peça estreiou na quinta feira dia 14 . Depois de três premiadas montagens de Shakespeare, a Cia Rústica de Teatro apresenta  Clube do Fracasso (Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2009) um olhar festivo sobre o erro e a fragilidade humana. O espetáculo é o primeiro que compõe aTrilogia Festivaseguido por 21 Maneiras de Derrotar a Morte e Nômades, dando continuidade à investigação de uma linguagem e uma metodologia estruturadas sobre o que convencionamos chamar  a ética da festividade na criação cênicaClube do Fracasso propõe um olhar aos fracassos humanos em geral, questionando discursos de sucesso absoluto e superioridade. Na zona escura do erro e do engano reside a fragilidade humana e a abertura que nos permite o encontro com o outro e a criação de outros mundos. Beckett nos incita: “tente sempre, fracasse sempre. Tente outra vez, fracasse outra vez. Fracasse melhor”.   O Clube está aberto a todos que já erraram alguma vez na vida: acreditamos que a perfeição está supervalorizada. Oferecemos jogos, histórias, músicas, confissões, movimentos, imagens, poesias, fragmentos, experiências, em uma linguagem  fraturada como a vida mesma. Qualquer semelhança com fatos reais não será mera coincidência. O projeto articula ações além da apresentação de espetáculos, promovendo oficinas, ensaios-abertos, debates com diferentes públicos, intercâmbios de idéias e práticas de criação, no exercício constante de convivência, contágio e circulação de desejos que a experiência artística possibilita.

HOTEL FUCK
Outra, estreia aguardade é este "Hotel Fuck" da minha profª Jezebel de Carli e sua Santa Estação Cia de Teatro, que acontecerá no dia 22 na Usina do Gasometro. Curioso para ver este novo trabalho desta que é sem dúvidas uma das melhores cias. do Estado. "Existe uma piada entre a escória que diz que se Lucifer tivesse que transferir o inferno para uma nova sede, ele certamente escolheria oHotel Fuck." Garotas com cinta liga e armas em punho, perseguições implacáveis, trocas de identidades, Esquartejamentos, revelações místicas trazidas por Leatherface, garotões que amam suas Magnum 44, corações partidos, sexo e sangue... muito sangue. Onde? No Hotel Fuck, baby. Como podemos ver, muitas atrações neste Hotel.

DIA DESMANCHADO


Espetáculo do "Teatro Torto", trata-se de um solo do ator Marcelo Bulgarelli, com direção de Tatiana Cardoso, que estreia dia 22 no Teatro de Câmara. 

Um homem estaria só em seu apartamento.
Ele esperaria. Ele ensaiaria um encontro.
Ela chegaria?
Num dia aparentemente comum,
um instante pode provocar uma ruptura.
Num jogo onde vários tempos coexistem, presente, passado e futuro se atravessam numa dança desmedida.
O dia se desmancha e o cotidiano é transformado
em uma dimensão de possíveis.


Como podemos ver, Outubro é o mês da FARTURA teatral em Porto Alegre, só nos resta ir aos teatros e aproveitar. Pois não é sempre que temos um cardápio tão completo com nomes como: Jezebel de Carli, Tatiana Cardoso, Marcelo Adams, Marcelo Burgarelli, Margaarida Leoni Peixoto, Daniel Colin, Felipe Vieira de Galisteo, Patricia Fagundes, Heinz Limaverde, Diones Camargo, ou seja, pessoas que eu e toda a classe teatral respeita e admira.
Abraços!

Postado por Diego Ferreira - Diretor do Grupo Válvula de Escape - www.escapeteatro.blogspot.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário