sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ESTAÇÃO FERRINHO 47 ANOS


ESTAÇÃO FERRINHO 47 ANOS
DE 03 A 07 DE NOVEMBRO
NO FERRINHO, AV. DONA TEODORA, 1250, HUMAITÁ
ENTRADA FRANCA

Programação cultural celebra os 47 anos do Grêmio Esportivo e Cultural Ferrinho

Para comemorar mais um aniversário do Grêmio Esportivo e Cultural Ferrinho, o Grupo Trilho de Teatro Popular promove entre os dias 03 e 07 de novembro o eventoEstação Ferrinho 47 anos. Estão programados espetáculos de teatro e de música abertos à comunidade, representando  mais uma vez a importância de sua existência.
Inaugurado em 1963, o Ferrinho fica a cada dia mais cheio de vida. Começou Ferrovia  e resistindo ao tempo, hoje representa tanto a memória como o futuro da comunidade do Humaitá, além de abrir seu horizonte a novos parceiros por toda Porto Alegre. A manutenção das atividades do Ferrinho possibilita fazer arte e fruir arte, além de proporcionar diálogo e construção, com toda a rica e histórica bagagem do trabalhador ferroviário.
Na Estação contaremos com a presença de grupos e companhias que ao longo da trajetória do  Ferrinho ajudaram, com sua atuação cultural, a concretizar essa história de lutas e conquistas.

DIA 03/11 QUARTA-FEIRA 20 HORAS

“E se ÀFRICA?” Navegando em África de nossos ancestrais, remamos com contos que retratam questões como solidariedade, respeito e amor. Contos que encantam, ligados ao universo das águas. Seja rio, mar ou chuva, buscam-se pequenas gotas da afro-brasilidade através de narrativas de orixás. De forma sensível, usando recursos vocais e expressivos, o público é convidado a ver, ouvir e pensar em quantas Áfricas podemos nos banhar.
Os contos são interpretados pela atriz Josiane Acosta, licenciada em TEATRO pela UFRGS, sob direção e composição musical de Toni Edson licenciado no mesmo curso pela UDESC e Mestre em Literatura brasileira pela UFSC. Um trabalho composto de mosaico cultural experimentado em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e na Bahia.


DIA 04/11 QUINTA-FEIRA 15 HORAS

“João Jiló” João Jiló era um homem malcriado e teimoso, certo dia resolve sair para caçar passarinhos, até que encontra um diferente dos outros e decide caçá-lo. Mas o que João Jiló não esperava, achar um passarinho encantado que viesse ensinar-lhe uma lição.
Com interatividade e diversão as crianças refletem sobre o amor à natureza e respeito ao próximo. Atuação de Marcelo Militão e Mariana Abreu. Espetáculo da Cia. TIA (Teatro Ideia Ação).


DIA 04/11 QUINTA-FEIRA 20 HORAS

“O Menino Chorou” Performance que associa a cultura da capoeira integrada a encenação e a dança. Durante a realização da roda a protagonista encara o público e o faz refletir sobre o nascimento de um negro guerreiro retirado de sua mãe ao nascer até a história da capoeira.
Fundamentado no contexto escravocrata brasileiro e no surgimento da manifestação Popular. Retrata o preconceito as mulheres nesse período histórico que jamais deverá ser esquecido por nós.


DIA 04/11 QUINTA-FEIRA 20 HORAS E 30 MINUTOS

“Mercado do Gozo” Na condição de figurantes de um filme e da história como um todo, os espectadores acompanham a difícil construção de uma figura de herdeiro burguês, que aprende, a golpes de drogas, experimentos eróticos e bons exemplos de outros empreendedores a tomar conta de seus interesses. Texto de Sérgio Carvalho da Cia do Latão.
O espetáculo faz parte do projeto Teatro como Instrumento de Discussão Social desenvolvido pelo Ói Nóis Aqui Traveiz desde 2003 no Ferrinho.


DIA 05/11 SEXTA-FEIRA 20 HORAS

“A Decisão” Decisão é um espetáculo de teatro dialético, dinâmico e com musicalidade envolvente, que mostra o retorno a Moscou de quatro Agitadores exigindo uma sentença ao Coro do Partido. Durante o espetáculo são narradas as situações ocorridas na revolução da China que levam a execução do Jovem Camarada, mostrando que os objetivos e interesses dele são os mesmos do partido, porém suas práticas não.
 Os pontos de vista são vários e o espetáculo nos coloca conflitos e paradoxos que são gerados por essa relação entre indivíduo e coletivo. O público, disposto em arena total, é convidado a refletir segundo a sua visão. Espetáculo do Grupo Trilho de Teatro Popular.


DIA 06/11 SÁBADO 18 HORAS

“ESTACÃO DESCENTRALIZADA: Teatro Popular (?)” Bate-papo com o deputado estadual Raul Carrion, o professor de teatro da UERGS Carlos Mödinger, o coordenador de artes cênicas da Secretaria Municipal de Cultura, Breno Ketzer e os artistas interessados na temática. Após o bate-papo, está programado um coquetel ao som da MPB do Grupo UPA.


DIA 07/11 DOMINGO 20 HORAS

“A História da Tigresa” Conta a homérica história de um soldado chinês que por motivos alheios se separa de sua tropa. Entregue a sua própria sorte, ele se vê obrigado a salvar o único fio de vida que lhe resta. Enfrenta tempestades, avalanches de água, escala montanhas, corre por descampados enormes, sobe encostas, até que encontra uma gruta onde pode se abrigar. Entretanto, ali também é morada de uma tigresa e seus filhotes. Surpreendentemente ele não vira comida de tigres. Ao invés disso começa uma relação nada comum entre um homem e um animal. Texto de Dario Fo. Espetáculo da Cia. Destemperados, atuação de Anderson Balhero.


O espetáculo “Árvore em fogo” que saiu no material gráfico dia 07/11 às 16 horas, infelizmente foi cancelado.

Todas as atividades têm entrada franca. Mais informações visite o nosso blog, www.grupotrilho.blogspot.com

Venha prestigiar este grande evento, sua presença é muito importante!


-- 
PRODUÇÃO GRUPO TRILHO

FONES: (51) 9703 0078
             (51) 9223 3070

Nenhum comentário:

Postar um comentário