terça-feira, 26 de outubro de 2010

DISPOSITIVOS SÔNICOS de CHICO MACHADO



Mostra apresenta o resultado de experiências com o som e o vídeo digital.


A partir de hoje o artista plástico Chico Machado ( que foi meu professor na Faculdade de Teatro na Uergs, saudades Chico!) inaugura a sua nova exposição, Dispositivos Sônicos, no dia 26 de outubro no Museu do Trabalho. A mostra reúne vídeos digitais e objetos cinéticos sonoros e é resultado da convergência de diferentes experiências criativas do artista.


Em Dispositivos Sônicos, Chico Machado busca investigar o movimento e a manifestação do som. Entre os objetos que estarão expostos, ganha destaque o “ritimifiqueitor”, um aparelho que produz sons e ritmos a partir do seu deslocamento no espaço, e mais cinco objetos/instrumentos de corda tocados à manivela. São todos aparelhos sonoros manipuláveis com os quais o público poderá interagir, provocando sonoridades e acontecimentos diversos. Já os vídeos foram feitos a partir de registros destes mesmos aparelhos e instrumentos em funcionamento, além do registro de ações como pregar e serrar as peças e materiais utilizados na confecção dos próprios objetos da exposição.



A abertura da mostra contará com uma performance sonora e cinética em colaboração com o músico e compositor Luciano Zanata. Durante o evento, serão realizados vídeos documentais com os dispositivos em funcionamento – estes vídeos passarão por uma manipulação digital e serão exibidos posteriormente no próprio local.



Características físicas dos trabalhos
Os objetos que compõem a exposição foram construídos com madeira, metal, plástico borracha e outros materiais, e com a utilização de partes de outros objetos. O trabalho denominado Ritimifiqueitor mede aproximadamente 5m de diâmetro por 2,5 de altura. Os outros trabalhos são menores e não possuem um nome específico. Os vídeos foram captados e editados digitalmente. São diversos vídeos de curtíssima duração (entre 1 e 3 minutos cada) colocados numa programação que irá variar durante o período de exposição. Eles são sonoros e serão projetados por um projetor multimídia.



Chico Machado



Chico Machado é graduado em pintura e desenho pelo Instituto de Artes da UFRGS, onde também fez especialização em Teoria do Teatro Contemporâneo e mestrado em Poéticas Visuais. Desde 2009 está cursando o doutorado em Poéticas Visuais pelo PPGAVI na mesma universidade. Foi professor no curso de graduação em Artes Visuais da UERGS/FUNDARTE em Montenegro entre 2002 e 2008 e é professor da UFPEL em Pelotas desde 2009. Atuou como desenhista de quadrinhos na década de 80 (Revista Kamikaze) e também como músico na década de 90 (Aristóteles de Ananias Jr.), desenvolveu ao longo do tempo atividades em performance e nas áreas de cenografia, indumentária cênica.



Desde 1991, Chico Machado realizou várias exposições individuais e participou de coletivas. Sua trajetória artística é marcada também por vários prêmios, entre os quais se destacam o Prêmio Aquisitivo no V Salão Nacional Victor Meirelles em (Florianópolis/SC) em 1997, e o I Concurso Goethe de Artes Plásticas, realizado pelo Goethe Institut de Porto Alegre em 2000.



No canal do artista no youtube estão disponíveis algumas amostras das suas produções: http://www.youtube.com/user/professorchico



Dispositivos Sônicos, exposição de Chico Machado
Abertura dia 26 de Outubro, terça, às 19h30
Visitação de 27 de outubro a 24 de dezembro de 2010
Terça a sábado, das 13h30 às 18h30
Domingos e feriados, das 14h às 18h30
Entrada franca



Museu do Trabalho - Rua dos Andradas 230

Nenhum comentário:

Postar um comentário