sexta-feira, 28 de outubro de 2011

LEITURA DRAMÁTICA de UBU REI de Alfred Jarry

Figura do Pai Ubu desenho do próprio Jarry
Na próxima sexta-feira dia 4 de Novembro, as 19h, o Grupo Válvula de Escape estará realizando a leitura dramática do texto "UBU REI" de Alfred Jarry dentro do projeto Sesc Dramaturgia promovido pelo Arte Sesc. Esta é a 2ª etapa do projeto que teve sua 1ª etapa com uma oficina ministrada pelo professor Nando Moraes de Santa Catarina. A leitura ocorrerá no Porão da Estação da Cultura de Montenegro com Entrada Franca. 
No elenco estão reunidos alunos e atores do Grupo Válvula de Escape como Leonardo Nunes, Thaís Ritter, Luan Silveira, Pablo Machado, Elton Ambrozí, Mary Hübber e Diego Ferreira. 

O texto extravagante e completamente "no sense" de Alfred Jarry é recheado de referências à Patafísica, desde as características peculiares dos personagens até as situações inusitadas que os mesmos vivem. Pai Ubu, com seus trejeitos peculiares (covarde, usurpador, mesquinho, aproveitar, desonesto e etc), exerce maravilhosamente bem a função de um dos primeiros anti-heróis do teatro. Mãe Ubu não fica atrás. Manipuladora e interesseira ela faz com que Pai Ubu pense que todas as boas idéias provém de sua própria cabeça, o que não é, em absoluto, verdade, já que a mente pensante por detrás da historia é na verdade a da sua esposa. Perspicaz e rasteira como uma cobra, Mãe Ubu consegue realizar praticamente todos os seus desejos (mesmo que temporariamente), e isso inclui; tornar-se rainha e até mesmo fazer com que o Rei Ubu perdoe sua traição e consequente roubalheira.
A historia de Ubu Rei foge dos padrões "normais" estabelecidos pela sociedade, por isso mostrou-se tão inovadora e ao mesmo tempo incompreensível, ao menos para a época em que foi escrita. Mortes, cinismo, maldade e violência em excesso, temperados com pitadas de bom humor e sarcasmo, Ubu Rei é ao mesmo tempo uma história ridícula e divertida, um espelho grotesco e absurdo da iniqüidade humana. Fugindo das convenções Ubu Rei torna-se uma das principais representações do significado da patafisica, "O absurdo tentando explicar o inexplicável".

Programação: 
Dia 4
19h - Ubu Rei de Alfred Jarry
Grupo Válvula de Escape
Direção Diego Ferreira 

Dia 5
19h - Zona Contaminada de Caio Fernando Abreu
Grupo Monti Genti
Direção Gil Collares

Dia 6
18h - A Beata Maria do Egito de Raquel de Queiroz
Grupo Renascença
Direção Eventon Santos

20h - A Caravana da Ilusão de Alcione Araújo
Grupo Os sem Grupo
Direção Coletiva

Um comentário:

  1. Bem que poderiam pelo menos citar o autor da resenha que foi citada no post né pessoal? ¬¬

    ResponderExcluir