quinta-feira, 3 de novembro de 2011

MEMÓRIA DA CENA - Especial 30 ANOS Parte 3

Dando sequencia a este post especial sobre os espetáculos que fizeram a minha memória trago hoje a 2ª parte, onde destaco mais três espetáculos:


ESPETÁCULO LOCAL


"AOS QUE VIRÃO DEPOIS DE NÓS - KASSANDRA IN PROCESS"   Ói nóis aqui traveiz


Uma vivência teatral! Falar do "Ói nóis" para mim é sempre bacana, adoro o trabalho do grupo, que é uma das melhores referencias do teatro gaúcho e nacional pela radicalidade e transgressão teatral. Curto tanto o trabalho deles, que "Kassandra" fui assistir pelo menos cinco vezes, sempre levava algum amigo para conhecer o trabalho e aproveitava para rever o espetáculo e a cada dia saia cada vez mais cambaleante com a proposta, cada vez saía diferente e transformado. Para mim um dos melhores trabalhos produzidos no estado e porque não dizer no Brasil e mundo! Cada vez que eu adentrava no espaço, a terreira, minha percepção se deslocava para Troia, pela capacidade que o espetáculo teatral tinha em transportar o espectador a outras dimensões. 
 O Ói Nóis, com 30 anos de existência, trabalha em duas vertentes – o teatro de rua e o teatro de vivência. Kassandra se insere nessa segunda corrente, amplamente influenciada pela teoria de Artaud. O espetáculo, além de mergulhar o espectador em um ambiente todo propício, toca o público através de todos os cinco sentidos. Sons, cheiros, imagens, texturas, sabores se aliam para criar uma atmosfera que nos arrebata em um espécie de transe dionisíaco/reflexivo.
O espetáculo recebeu 4 Troféus Açorianos 2003: Melhor Espetáculo, Produção, Trilha Sonora e Atriz Coadjuvante. 

ESPETÁCULO NACIONAL


"SHI ZEN, 7 CUIAS" Lume Teatro
Um dos espetáculos mais belos que já assisti. Um forte apuro técnico, vigoroso e maravilhoso!!! O Lume consegue me surpreender sempre com suas incansáveis pesquisas que culminam em espetáculos que provocam a platéia. Inesquecível este encontro com as sete cuias. Um espetáculo de quadros em movimento, sem palavras, com música variada e canções acústicas, unindo a elegância e o minimalismo do “Butoh-Ma” do coreógrafo japonês Tadashi Endo com a força impetuosa e a vitalidade deste renomado grupo teatral brasileiro do LUME. Os sete atores da companhia utilizam seus corpos como recipientes para contar uma versão particular do ciclo da vida. Por vezes dramática, outras vezes poética ou grotesca – do inocente começo até o espasmódico avanço da evolução, e culminando em uma visão apocalíptica, a tensão do espetáculo se desenrola entre o mundo natural e o humano. A estrutura aberta do espetáculo sugere mais do que mostra, desafiando as narrativas tradicionais e convida cada espectador a ser um participante ativo na criação de sua própria dramaturgia nesta experiência teatral de refinada técnica.


ESPETÁCULO INTERNACIONAL


"EN UN SOL AMARILLO - MEMÓRIAS DE UM TREMOR


Outro belo espetáculo foi uma grande surpresa vindo da Bolívia, o Teatro de Los Andes, que mexeu muito comigo, pela narrativa e imagens eletrizantes. Espetáculo marcante.
Testemunhos reais de fusão com imagens eletrizantes, Teatro de los Andes, um dos grupos mais influentes e de renome teatral na América do Sul, recria a atmosfera febril da Bolívia em 1998, quando um forte terremoto abalou as fundações do país. Atemporal em sua urgência, En Un Sol Amarillo lança luz sobre a calamidade e da corrupção que se seguiram. A emocionante história contada com humor, pathos, simplicidade e criatividade, uma vez que emite um alarme para eventos muito semelhante tanto no exterior como em casa.








Amanhã tem a 4ª parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário