sexta-feira, 11 de novembro de 2011

MEMÓRIA DA CENA - Especial 30 ANOS Parte 8

Dando sequencia a este post especial sobre os espetáculos que fizeram a minha memória trago hoje a 8ª parte, onde destaco mais três espetáculos:


ESPETÁCULO LOCAL
"SALOMÉ DECAPITADA - Trabalho em andamento"
A interpretação de Renata de Lélis em "Salomé Decapitada" foi magnetizante. Dirigido pela Luciane Panisson e pertencente a Cia Teatro Íntimo, que produziu excelentes trabalhos nos trouxe a saga da filha de Herodíade, que decapitou um dos profetas precursores da era cristã, João Batista. Na peça, o profeta a vê como uma criatura do demônio e rejeita o amor da virgem. O espetáculo mostra o mito de Salomé revivendo todos os passos do romance que a levou à morte. Por este trabalho Renata de Lélis recebeu o Prêmio Açorianos como melhor ator, aliás prêmio merecido, pois a experiencia em assistir era ótima. Gosto muito do trabalho da Renata e pude conferir sua entrega em vários outros trabalhos. A peça tinha uma trilha linda e uma cabeça de João Batista perfeita. Imagens para ficarem na memória.

ESPETÁCULO NACIONAL

"TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA" Armazém Cia. de Teatro
Adoro o trabalho de Armazém Cia de Teatro. O 1º trabalho que assisti foi "Pessoas invisíveis" e me apaixonei. Depois assisti "Toda Nudez será castigada" e depois "Inveja dos Anjos". Todos excelentes. Fora o box de Dvd que pude assistir as demais montagens como "Alice através do espelho", "Da arte de subir em telhados". O que eu mais gosto neste coletivo é o poder de reinvenção que eles tem. Cada montagem é diferente da outra. Outo ponto essencial é a dramaturgia própria que eles constroem, o que não foi o caso de "Toda Nudez" que é do genial Nelson Rodrigues. O espetáculo é arrebatador, o elenco é fantástico, e a Geni da Patrícia Senlock é divina! Assisti duas vezes a este trabalho de tão bom que é, a 1ª foi no Poa em Cena a anos atrás e no ano passado eles retornaram no Palco Giratório e fui novamente admirar a este estupendo espetáculo. Outro dado importante quando lembro da Armazém é a construção dos cenários que são sempre bem bolados e impactantes. 

ESPETÁCULO INTERNACIONAL

"A VIDA NA PRAÇA ROOSEVELT (Das Leben auf der Praca Roosevelt) ALEMANHA
Assistir a este montagem de Dea Loher foi descobrir um Brasil sob o ponto de vista estrangeiro, um Brasil  que transborda laranjas no palco ao invés de bananas. O espetáculo era eloquente, vibrante, magnetizante, e apesar da língua, transbordava uma mistura de luxuria e mentira, comédia e morte. A peça alemã pega a mega São Paulo e filtra perfis de pessoas entrelaçando suas histórias. Lembro do cenário branco, onde os atores atiravam muitas laranjas, das classes de escolas e da maquiagem dos atores que pareciam zumbis.  Um bom momento do Porto Alegre em Cena. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário