sexta-feira, 25 de novembro de 2011

MEMÓRIA DA CENA - Parte 16

Dando sequencia ao post especial sigo hoje com mais três destaques da cena, dos espetáculos que fizeram a minha memória.
ESPETÁCULO LOCAL
"ASSASSINO"
"Assassino" espetáculo performático de Alexandra Dias com direção do Irion Nolasco. Provocativo. Performático  Questionador. Ousado. O espetáculo colocava na cena um paciente num manicômio  que se autodenominava assassino. Foi um espetáculo marcante principalmente pela entrega e performance de Alexandra Dias no palco, sua figura era ao mesmo tempo assombrosa e de uma beleza incrível, com cabelos raspados e um figurino lindo. Lembro que havia projeções e algumas vozes em off que potencializavam este estado de delírio do personagem. Um mergulho teatral que muito a minha memória teatral. Ah, vale destacar a iluminação também, num tom azul que era muito marcante. 



ESPETÁCULO NACIONAL
"O PARAÍSO PERDIDO" - Teatro da Vertigem
"O paraíso perdido" foi a 1ª peça da Trilogia Bíblica do Teatro da Vetigem. Com dramaturgia de Sérgio Carvalho e direção de Antônio Araújo, “O Paraíso Perdido” é uma das peças mais líricas, poéticas e imagéticas que já assisti. O espetáculo pode ser dividido em três movimentos: a dor da queda, a revolta e a aceitação da perda do Paraíso após o pecado original. O espetáculo foi montado na Catedral Metropolitana de Porto Alegre que deu um charme a montagem. Lembro que chorei muito durante este espetáculo, que me impactou demais. 








ESPETÁCULO INTERNACIONAL
"JUBILEO" - Uruguai
Alberto Riveiro - Diretor de JUBILEO
"Jubileo" é dirigida por Alberto Riveiro, mesmo diretor e autor do excelente "Canibales" que já citei aqui na coluna.  Jubileo é uma dura critica ao neonazismo e uma vigorosa denúncia ao holocasuto, realizada com uma leveza que era estranha devido ao tema. O truque reunia um grupo de mortos judeus em um cemitério as margens do rio e registrar seus medos derivados das visitas periódicas de vândalos neonazistas que violavam suas tumbas. Tabori explora o surrealismo de suas vidas cotidianas, retratando a insólita situação existencial que se encontram. E como estou resgatando memórias, uma imagem que me fica é do cenário desta peça, que era uma caixa repleta de tijolos quebrados, que dava a impressão de restos, sobras, obras em construção, fazendo uma analogia a realidade daqueles personagens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário