sexta-feira, 18 de novembro de 2011

MEMÓRIA DA CENA Parte 14

Hoje apresento mais três trabalhos desta postagem especial:
ESPETÁCULO LOCAL
"IN SURTO"
Foto: ousarte.blogspot.com
Aqui no estado, ou melhor, no Brasil, somente dois coletivos me provocam intensamente quando vou assistir as suas produções: Ói nóis aqui traveiz e o Falus & Stercus. E quando falo em provocação, me refiro ao que estes coletivos colocam em todas as suas montagens e não em trabalhos isolados, provocações estilísticas, politicas e estéticas que radicalizam a cena contemporânea rompendo barreiras do espaço e tempo. E foi assim com "In Surto", espetáculo que assisti duas vezes, a primeira lá no Hospital São Pedro e a outra com nova versão para o teatro. Minha reação frente a esta obra foi impactante. Esta era a 1ª vez que assistia a uma montagem no dentro do hospício e o tema abordado na peça tinha tudo a ver. Um espetáculo que trabalhava a verticalidade, a loucura, o uso de espaços alternativos e se utilizava de várias técnicas como o rappel, a instalação com uma cenografia de Félix Bressan que impactava pela utilização daquele espaço. Um daqueles trabalhos que é para ser louvado e digno de orgulho para nós que temos um grupo como o Falus & Stercus que tem uma proposta que foge dos padrões e de rótulos, um dos grupos mais instigantes do teatro contemporâneo. "In Surto" foi destaque na Revista Cult, considerado um dos melhores trabalhos da década, segundo o jornalista Fábio Priladnicki. 

ESPETÁCULO NACIONAL
"AMORES SURDOS"
"Amores Surdos" é uma daquelas obras primas do teatro brasileiro. Um espetáculo de renovação, realizado pelo Grupo Espanca! de Minas Gerais. A princípio temos uma história simples de uma família simples, mas que logo no começo esta mesma família começa a demostrar que não é tão simples assim. Espetáculo que tem um fabuloso jogo de atores, e que atores, uma direção incrível e o texto da Grace Passô é fantástico, onde ela aborda o humano que não sabe se comunicar. A lama que escorre no palco é decorrente das relações familiares e tudo está tão imbricado, tão bem executado, uma revelação de grupo que deixa todos boquiabertos diante deste maravilhoso trabalho. Inesquecível mesmo! Muitas cenas deste trabalho povoam minha memória como a do ator que fazia o menino, o número de sapateado que unia a família e a revelação que o menino cuidava de um animal no quarto da casa e toda aquela lama adentrando no espaço, são belos momentos do nosso teatro. Viva a renovação! Viva Grace Passô, viva o Grupo Espanca!

ESPETÁCULO INTERNACIONAL
"ÍCARO" 
Espetáculo encantador do Teatro Sunil da Suíça com direção e atuação de Daniele Finzi Pasca. O espetáculo foi magnifico e eu lembro muito de uma cena em que o ator chama um espectador e na noite em que eu fui, a escolhida foi a minha amiga Giovana Zottis.  Situado em um quarto em um asilo suíço mental, ele fala sobre seu sonho de voar como Ícaro para contornar esta realidade dolorosa. Finzi Pasca é um palhaço nato e seus sapatos e roupas deixavam o espetáculo visualmente atraente. A música era vibrante, enquanto a atmosfera criada através de sua narração emotiva era mágica. Um espetáculo que prova que, libertando a imaginação de alguém que lhes permitem desafiar a tragédia e dor você mesmo se liberta. Você teria que ser morto por dentro para não ser tocado por esta magnífica obra e só posso colocá-lo entre minhas melhores experiencias teatrais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário