terça-feira, 15 de novembro de 2011

MEMÓRIA DA CENA - Parte 10

Hoje, dia 15 de novembro é o dia do meu aniversário, estou completando 30 anos e por esse motivo é que estou publicando aqui os 30 melhores espetáculos locais/nacional/internacional que assisti durante estes meus 30 anos de vida.  Dando sequencia a este post especial sobre os espetáculos que fizeram a minha memória trago hoje a 10ª parte, onde destaco mais três espetáculos:

ESPETÁCULO LOCAL
"BORBOLETAS DE SOL DE ASAS MAGOADAS"
Esta é uma das minhas unanimidades tratando-se de teatro gaúcho, e olha que eu fui assistir a este espetáculo pelo menos umas cinco vezes, sempre dando a desculpa de que ia levar um amigo. Mas ia mesmo para visitar a casa da Bety, personagem da excelente Evelyn Licocki e dirigido pela Celina Alcantara. A primeira vez que assisti foi lá no Dad ainda como trabalho de conclusão e depois assisti durante a temporada profissional. A performance da atriz era tão verdadeira que você embarcava na peça de uma forma, existia uma entrega da atriz e da platéia. Lembro que o público ia a extremos, do riso a melancolia desta personagem. O espetáculo era simplesmente maravilhoso, o que rendeu a atriz o troféu Açorianos de Revelação em 2002.

ESPETÁCULO NACIONAL
"AQUELES DOIS"
Assisti neste ano este grande espetáculo da Cia Luna Lunera de Minas Gerais. É uma adaptação de um conto do gaúcho Caio Fernando Abreu e que me fisgou pela proposta teatralizada e hipnótica que os mineiros nos mostraram. Escrevi um comentário no blog, clique AQUI e leia na íntegra. Abaixo alguns trechos do que escrevi: 
 Esvaziando as gavetas do preconceito
Minas Gerais tem se destacado em suas produções na área das artes cênicas. Prova disso é o Festival do Teatro Brasileiro - Cena Mineira que encerra suas apresentações neste final de semana. Da terra mineira já assisti a trabalhos do Grupo Galpão, referencia nacional de criatividade, ao Grupo Espanca!, e sua dramaturga Grace Passô, o qual pude assistir o maravilhoso “Amores Surdos”, as Cias de dança, Grupo Corpo, Quasar Cia de dança, e 1º ato, destacando também o Grupo Giramundo.
Desta vez tive o enorme prazer de conhecer o trabalho da Cia Luna Lunera, com seu espetáculo “Aqueles Dois” baseado no conto homônimo do gaúcho Caio Fernando Abreu. O espetáculo esteve em Porto Alegre no ano passado, mas não consegui assistir. A repercussão foi ótima e eis que agora através do SESC-rs o referido espetáculo foi apresentado em Montenegro.

ESPETÁCULO INTERNACIONAL

"HAPPY DAYS" de Peter Brook
Peter Brook + Becket o que podería resultar? A priori eu não sabia, mas tinha a curiosidade de saber. Então mesmo sem ter ingressos, fui para a frente do Theatro São Pedro, eu + minha esposa grávida para assistir ao celebre Peter Brook. Chegando lá ganhamos os ingressos do meu querido amigo Marco Fronchetti e lá fomos nós. Gostei bastante da montagem, da atriz, mas principalmente da dramaturgia do Beckett, um texto muito dificil de ser encenado, um monólogo que na verdade não é um monólogo, pois tem a presença de Willie. Um belo espetáculo que não chegou ame arrebatar, mas com certeza merece ser relembrado aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário