quarta-feira, 9 de novembro de 2011

MEMÓRIA DA CENA - Especial 30 ANOS Parte 6

Dando sequencia a este post especial sobre os espetáculos que fizeram a minha memória trago hoje a 6ª parte, onde destaco mais três espetáculos:


ESPETÁCULO LOCAL
"E LA NAVE NO VA"
Foto de Angela Spiazzi - Arquivo pessoal


Concebido pela Terpsí - Teatro de Dança este espetáculo me fez enxergar o teatro realizado sob outra ótica. Pude deslumbrar este hibridismo entre linguagens: dança, teatro, música, artes visuais e muito mais. O espetáculo era maravilhoso, lembro do vigor e entrega daqueles bailarinos. Este espetáculo foi originalmente concebido como uma interferência urbana dentro do aeromóvel. O espetáculo resgatava elementos cênicos utilizados em obras marcantes da cia e utiliza a dança- teatro como linguagem. Lógico que o título do espetáculo remete ao filme "E la nave va" do Fellini. Um espetáculo que vai com certeza continuar vivo na minha memória, assim como outros trabalhos do Terpsí e de sua mentora Carlota Albuquerque do qual sou fã!





ESPETÁCULO NACIONAL

"POBRE SUPER-HOMEM"
Um espetáculo perturbador e sensacional. Este espetáculo me revelou o trabalho de um diretor paulista do qual eu adoro: Sérgio Ferrara. Sempre que ele vem a Porto Alegre corro para assistir, depois de "Pobre Super-homem" já assisti com direção dele "Abajur Lilás", "Mãe Coragem" com a Maria Alice Vergueiro no papel título e ainda o espetáculo "A Última viagem de Borges" o qual eu não achei tão bom quanto os demais. Mas "Pobre super-homem" foi um espetáculo que merece estar nesta lista pela bela encenação proposta por Ferrara, personagens imersos na solidão, personagens sufocados por papéis sociais onde vinhas a tona temas como depressão, medos e angústias, pânico e homossexualismo. Me lembro da maravilhosa atuação da atriz Rosaly Papadopol e do ator Marco Antônio Pâmio e lógico que não poderia esquecer da entrega do ator Olayr Coan. Um lance bacana é que a peça tinha algumas projeções que lembravam HQ's onde eram projetados apenas o que os personagens estavam pensando diferente do que falavam. Certamente mais uma peça daquelas que valem muito a pena recordar.

ESPETÁCULO INTERNACIONAL
"UN ANGE PASSE-PASSE" França



A cia. "À Fleur de Peu" trouxe a Porto Alegre o espetáculo "Un ange passe-passe" com a brasileira Denise Namura. O espetáculo era belissímo, mergulhado naquele universo branco e de pelúcia. Além de belo trouxe o rigor e a precisão de um trabalho coreográfico, com cada movimento sendo preenchido pela intensidade do jogo teatral. “Un Ange Passe-passe" é um trabalho fruto de uma pesquisa cujo objetivo é a fusão das formas de expressão de diversas linguagens cênicas, baseada no uso do corpo inteiro como instrumento polivalente, sendo o intérprete o centro vital do trabalho. Neste duo, Denise Namura e Michael Bugdahn abordam o que chamam de o ponto zero da comunicação: o silêncio. Eles nos livram a quinta essência do seu 'savoir-faire'. Um verdadeiro hino ao silêncio que une, através de uma cascata de milhares de gestos precisos e sutis, o humor à emoção e a generosidade ao domínio perfeito de um estilo inimitável. INESQUECÍVEL!!!!


No próximo post terá a 7ª parte deste especial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário