domingo, 20 de novembro de 2011

MEMÓRIA DA CENA - Parte 15

Relembrando os espetáculos que fazem parte da minha memória, destaco hoje mais três trabalhos:
ESPETÁCULO LOCAL
"LARVÁRIAS"
Foto: Cláudio Etges

Um espetáculo memorável de Daniela Carmona e Adriano Basegio e sua Cia. do Giro. Lindo, tocante, imagético. Irretocável em sua técnica rigorosa e estética originadas de forte pesquisa das máscaras. Um dos espetáculos mais belos que já assisti.
Larvárias retrata os aspectos delicados e graciosos do cotidiano, seu humor e poesia. De um imenso mundo branco, surgem máscaras-larvas em diferentes estados e formas: figuras intermediárias que contêm o homem e o bicho, que não estão resolvidas em características humanas, mas que também não são animais. O espetáculo fala dos encontros e desencontros destes seres - seus atritos, confusões, equívocos e aproximações, ampliando o mundo fenomenal que envolve o contato entre eles. A ambientação da cena - através dos recursos da música, luz, cenário e figurino, aponta em direção aos eternos, sábios e perenes movimentos do universo, revelando que junto ao gesto diário está o movimento das marés, das estrelas, dos planetas: realidades paralelas e tangentes que, numa explosão de sensibilidade mútua, podem se inter-relacionar.
Conheça mais o trabalho da Cia. do Giro clicando AQUI.
ESPETÁCULO NACIONAL
"A POLTRONA ESCURA" 
"A poltrona escura" reúne três textos contos de Pirandello dirigidos por Roberto Bacci e interpretados magistralmente por Cacá Carvalho. 
Cacá Carvalho é capaz de uma identificação tão visceral com os personagens, que o leva além do naturalismo. Dotado de uma gestualidade em contínuo movimento que sublinha o transcorrer da voz, do tom baixo até o grito, que parece mesmo exprimir o barulhinho de uma vida diferente. Ele interpreta com os olhos, com a boca, com todo o corpo”. O ator executa o espetáculo de modo vigoroso e triunfal. Sentado em uma poltrona cria um infinito universo de imagens que nos transportam a outros mundos. Um dos melhores atores do Brasil, e porque não dizer do mundo, já que ele reside também na Itália. Merece com certeza figurar nesta lista.
ESPETÁCULO INTERNACIONAL 
"ROMAN PHOTO" Chile
Assisti este espetáculo do Grupo La Gran Reyneta do Chile lá na Redenção e gostei muito da proposta. Um set de filmagens que nos revelava todos os truques que estão por detrás das câmeras. Acrobacias, grandes ventiladores, folhas ao vento, números de risco, plataformas que se movimentavam, explosões, carros partidos ao meio, saltos, pirofagia, vidros que se quebravam enfim, grandes truques e efeitos revelados ao vivo para o público num ritmo alucinante. Uma grande brincadeira que esteve no Porto Alegre em Cena. Um espetáculo inventivo que se utilizava de variados efeitos para mostrar os efeitos dos filmes de efeitos. Uma grande festa teatral! Esse show é realmente filmar uma novela realizada em uma pequena praça pública, onde o script é ridículo e é cheio de histórias de amor meloso que terminam em um banho de sangue. Ainda assim, a turma leva seu trabalho muito a sério e rivais conseguiram obter os melhores efeitos especiais que pode ser concebida aos olhos do público, com material retirado em qualquer lugar. Nessas condições, depois de uma moldura de alumínio que representa o quadro de uma imagem instala os comediantes e tomar posições, como se ele será um clichê cuja composição é orquestrado pela voz do diretor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário