sábado, 5 de novembro de 2011

MEMÓRIA DA CENA - Especial 30 ANOS Parte 5

Dando sequencia a este post especial sobre os espetáculos que fizeram a minha memória trago hoje a 5ª parte, onde destaco mais três espetáculos:
ESPETÁCULO LOCAL


"ESTE ANO O TRIGO NÃO ESTÁ BOM"
Esta peça tinha no elenco dois atores que arrasavam em cena: Marcos Contreras e Felipe Vieira de Galisteo, e isto foi o que me marcou. A forma como eles se entregavam em cena era verdadeiro e extremamente belo. Assisti a bastante tempo e ainda lembro de certas imagens que ficaram na minha lembrança. Um bom espetáculo do Grupo Virtù( hoje radicado em Brasília), com direção de Paola Oppitz.  
Este Ano o Trigo Não Está Bom é um espetáculo que retrata a luta de classes sociais, invertendo os papéis de opressor e oprimido. Propõe um questionamento, por meio de uma crítica social contundente.
O espetáculo apresenta a relação conflituosa entre indivíduos de posições sociais antagônicas: um comemora a derrota do inimigo, o outro demonstra como a morte de seu cachorro é mais importante do que todas as conquistas imperialistas. A partir deste encontro, inicia-se um embate, recriando-se situações de personalidades históricas na visão do oprimido.
Conheça mais o trabalho do Grupo Virtú clicando AQUI!
 ESPETÁCULO NACIONAL
"NOVAS DIRETRIZES EM TEMPOS DE PAZ"
Este espetáculo me pegou de tal forma que não me segurei e fui as lágrimas, de tão bom que era. A começar pelo texto do Bosco Brasil, cuja ação se passa durante a ditadura de Getúlio Vargas, já no final da Segunda Guerra Mundial, narra a história de um judeu polonês, refugiado de guerra. Tentando conseguir seu visto de entrada no Brasil, acaba interrogado por um agente alfandegário e ex-torturador dapolícia política de Vargas na sala de imigração do porto do Rio de Janeiro em abril de 1945, gerando um grande embate ideológico que discute a condição humana e os horrores do preconceito político e racial, onde cada oponente procura buscar e negar suas diversas identidades. O texto faz uso da metalinguagem, a começar por Segismundo, nome emprestado de A Vida É Sonho, do autor espanhol Pedro Calderón de la Barca. Uma passagem da mesma obra também é citada literalmente. O elenco era maravilhoso com Tony Ramos e Dan Stulbach, os dois estavam ótimos, mas o Dan consegue ser magistral. A encenação é despojada, centrada principalmente nos atores. Um grande espetáculo que depois foi transformado em filme com o título de "Tempos de Paz".
ESPETÁCULO INTERNACIONAL
"FAUSTO" de Eimuntas Nekrosius - Lituânia
Lembro que este espetáculo deu um baita trabalho, tanto para a produção do Em Cena, quanto para o público que foi pego de surpresa, pois estavam previstas três apresentações no Theatro São Pedro e por questões alfandegárias a carga com cenários e figurinos não conseguiu chegar a tempo e aconteceu que o espetáculo pode cumprir apenas uma apresentação no Salão de Atos da UFRGS. Deu trabalho mas a recompensa foi maravilhosa, pois o espetáculo era genial, grandioso e com a marca registrada de Nekrosius que tem em suas produções um forte rigor estético, político, altamente teatralizado e extremamente belo. O espetáculo vale muito a  pena. Imagens extremamente impactantes que derrubam qualquer fronteira linguística. Uma imagem que lembro da peça é quando Fausto vende a sua alma em troca de conhecimento, onde os atores abrem livros e constroem um tablado somente de livros abertos e depois começam a abanar com cartolinas, simplicidade rica em significados que deixa qualquer um boquiaberto. Já virei fã do Nekrosius. 

Amanhã tem a parte 6 despe post especial.
Um grande abraços a todos!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário