terça-feira, 14 de agosto de 2012

GRUPO RITORNELO (PASSO FUNDO)

PROJETO RAIO X DO TEATRO GAÚCHO

Nome do Grupo e ano da fundação:
Grupo Ritornelo de Teatro, fundado em 12 de outubro de 2010.

Trajetória/Histórico: 
O grupo iniciou sua caminhada como "Ritornelos" em outubro de 2010, contudo, seus integrantes tem longa atuação na produção cultural de Passo Fundo e Região, tendo participado de vários projetos, festivais e oficinas no Estado e no país, bem como de diversos espetáculos em grupos como a Cia. 2º Karma, o Grupo de Teatro da UPF e Grupo Viramundos.
Em agosto de 2011 o grupo estréia o espetáculo infanto-juvenil O Menino do Dedo Verde, com direção de Marcio Bernardes (ex-diretor artístico do Viramundos). O projeto desta montagem foi vencedor do edital dos Correios de 2010.
Até julho de 2012 o peça fez 36 apresentações, em 13 cidades do RS e SC, atingindo um 13 mil pessoas. Em 2011 participou do 34º Festival de Teatro de Lages – SC em agosto deste integra a programação do 26º FENATIB  de Blumenau – SC.
O grupo pretende realizar a montagem de um espetáculo/intervenção de rua, dando continuidade a sua origem popular e itinerante, bem como, participar de projetos em parceria com outros Grupos e Instituições; promover oficinas e ações que potencializem diálogos estético-culturais. A participação em festivais, encontros, congressos e mostras, também fazem parte do nosso planejamento.

Poética/pesquisa do grupo:
O Grupo Ritornelo de Teatro desenvolve atividades ligadas à investigação e a montagem de espetáculos teatrais de sala e de rua. Além disso, realiza atividades de formação de seus integrantes, bem como oficinas abertas à comunidade e a artistas em geral.

Equipe Técnica:
O Grupo conta com os seguintes Colaboradores:
Ana Marques,
Betinha Mânica
Franciele Schambeck
Giancarlo Camargo,
Guto Pasini,
Márcio Bernardes
Tarso Olivier Heckler

Espetáculos 
O MENINO DO DEDO VERDE 

O espetáculo O Menino do Dedo Verde é uma adaptação do livro homônimo de Maurice Druon, para o teatro. Ele conta a história de um menino chamado Tistu que, definitivamente, não é como todo mundo. Tistu tem a difícil missão de desafiar as idéias pré-concebidas da sua época - uma época conturbada pelas guerras, num mundo industrializado e movido pelo comércio.
 Filho único de um brilhante fabricante de armas, pré-alfabetizado em casa por sua mãe e vivendo numa bela e rica casa, não se podia esperar tanta confusão na vida dessa criança! Para começar, ele não consegue ficar na escola. Em seguida, tendo aulas com o jardineiro, descobre que possui o raro poder de fazer florescer, em segundos, qualquer semente, em qualquer lugar – só com o toque de seus polegares! O melhor é manter segredo...
 Aprendendo que, para além de sua casa, há presídios, favelas, doenças e guerras, Tistu percebe que esses males estendem-se até sua casa, família e amigos. Apesar de tão jovem, ele sabe muito bem o que deve fazer e seus polegares não têm mais sossego, levando o poder de transformação das flores a provocar as mais fantásticas situações!

O MENINO DO DEDO VERDE – FICHA TÉCNICA

ELENCO
Ana Marques, Giancarlo Camargo, Guto Pasini e Tarso Olivier Heckler
DIREÇÃO
Márcio Bernardes
ADAPTAÇÃO
Yulo Cezzar (texto adaptado do livro homônimo de Maurice Druon)
TRILHA SONORA ORIGINAL
Tarso Olivier Heckler
CENÁRIOS E ADEREÇOS
Patrícia Preiss e Maíra Coelho
FIGURINOS e MAQUIAGEM
Betinha Mânica
ASSESSORIA PEDAGÓGICA, de PESQUISA e TEXTOS
Professora Ms. Clenir Maria Moretto
OPERAÇÃO DE LUZ E ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Franciele Schambeck
ASSITENTE DE PRODUÇÃO 
Ana Marques
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Guto Pasini
PRODUÇÃO
A.G.Empreendimentos Sociais E Culturais Ltda. - ME


Projetos desenvolvidos pelo grupo:
Alem da apresentação de seu espetáculo O Menino do Dedo Verde, e de participação, tanto como aprendizes quanto como ministrantes, em oficinas, seminários e festivais, o Grupo participa, em 2012, do projeto Goio-en.
Este projeto viabiliza-se mediante convênio entre IFIBE e Prefeitura Municipal de Passo Fundo e tem como tema nucleador a questão da Crise Ambiental, com ênfase para o Saneamento.

Prêmios:
Os integrantes do Grupo Ritornelo de Teatro ao longo de suas trajetórias de trabalho receberam importantes premiações, tais como: Prêmio FUNARTE Artes Cênicas na Rua / 2009 – com o projeto Circulação da Peça Auto da Paixão e da Alegria. Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz / 2008 – com o projeto Montagem do espetáculo Auto da Paixão e da Alegria. Melhor Espetáculo – Till Eulenspiegel – Riocenacontemporânea – 8ª Edição – Rio de Janeiro – RJ – 2007. Melhor Espetáculo – Timbre de Galo – 19º Festival Universitário de Teatro de Blumenau – SC – 2005. Prêmio Caravana Funarte de Circulação Regional Sul/Sudeste – Grupo Viramundos, espetáculo Timbre de Galo – 2004. Melhor Ator – Categoria Teatro de Rua – O Parturião – Festival Nacional de Teatro de Florianópolis – Isnard Azevedo – 2003. Melhor Conjunto de Atores - O Ferreiro e a Morte – 16º Festival Universitário de Teatro de Blumenau – SC – 2002. Melhor Espetáculo de Rua – O Ferreiro e a Morte – Festival Nacional de Teatro de Florianópolis – Isnard Azevedo – 2000. Melhor Ator – Categoria Teatro de Rua – O Ferreiro e a Morte – Festival Nacional de Teatro de Florianópolis – Isnard Azevedo – 2000.

Contato: .
PRODUÇÃO
Fone: (54) 3045.3277 - Ramal 2016
Fone/Fax (54) 3335.2558
Celular: (54) 9976.1773
E-mail's: contato@gruporitornelo.com.br / gruporitornelo@gmail.com
ENDEREÇO
IFIBE - Rua Senador Pinheiro, 304 - Gabinete nº 10 – Vila Rodrigues, Passo Fundo – RS

Um comentário:

  1. Que maravilha saber que tem gente produzindo, estudando e pensando teatro. Vida longa ao grupo e a seus projetos. Um forte Abraço do Teatro do Clã.

    ResponderExcluir