quarta-feira, 16 de novembro de 2011

MEMÓRIA DA CENA - Parte 11

Hoje, dia 15 de novembro é o dia do meu aniversário, estou completando 30 anos e por esse motivo é que estou publicando aqui os 30 melhores espetáculos locais/nacional/internacional que assisti durante estes meus 30 anos de vida.  Dando sequencia a este post especial sobre os espetáculos que fizeram a minha memória trago hoje a 11ª parte, onde destaco mais três espetáculos:


ESPETÁCULO LOCAL
"TRANSEGUN"
Este espetáculo foi muito importante para mim, pelo fato de eu poder me ver representado ali no palco. Um espetáculo lindo, que trazia a negritude para o centro do palco e lançava esse resgate da obra dramaturgia de autores afro-descendentes. Jessé Oliveira e seu grupo a partir deste trabalho se tornaram referencia no teatro a partir deste trabalho, mas não somente pelo fato de reunir um bando de atores negros no palco, mas sim pela qualidade estética e politica que este bando de atores negros tinham e estavam ali com o propósito de compartilhar conosco os seus anseios. Transegun era belo, poético, forte e libertador. Assisti duas vezes este trabalho surpreendente. O ator Anderson Silva estava radiante em seu trabalho, assim como os demais. tinha uma cena que eu achava linda, aquela em que os atores sopravam garrafas na ponta da coxia, era de um efeito encantador, sem contar da forma como o espetáculo foi construído. Merece figurar aqui nesta retrô pela qualidade da peça e do projeto do Caixa-Preta que merece retornar com belos trabalhos. 

ESPETÁCULO NACIONAL
"A BOLSA AMARELA"
A Bolsa Amarela (Zero Cia de Bonecos – MG) 
A Zero Cia de Bonecos produziu A Bolsa Amarela é uma livre adaptação para teatros de bonecos da obra homônima da escritora Lygia Bojunga. A Bolsa Amarela conta a história de Raquel, uma garota de nove anos que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades que ela esconde numa bolsa amarela: a vontade de crescer, a de ser garoto e a de tornar-se escritora. O espetáculo era lindo, encantador, vibrante e super criativo. Como esquecer a este lindo espetáculo que me marcou muito, assim como outro trabalho deste grupo que foi emocionante que foi "Sevé", lindo, lindo, lindo!!!!!











ESPETÁCULO INTERNACIONAL
"LOLA LA LOCA" Suíça
Um sonho real!!!Assisti a este espetáculo no 10º Porto Alegre em Cena. Foi a abertura do festival e na minha opinião foi em grande estilo. Um espetáculo sonhador, parecia um set de filmagens, mágico, um mundo assustador, cheio de imagens memoráveis. Dança, cinema, teatro, performance e projeções faziam deste espetáculo algo hipnotizante. Dirigido pelo criativo Cisco Aznar este espetáculo era esteticamente memorável!!! Como o próprio título diz: Louco! Um álbum de imagens memoráveis! 




Um comentário:

  1. Trabalho em uma Biblioteca pública e estou com vontade apresentar uma peça de teatro do livro A Bolsa Amarela. Por acaso vc tem o texto da peça para me passar?Meu e-mail é alynellopes@hotmail.com Muito obrigada!

    ResponderExcluir