quarta-feira, 16 de novembro de 2011

MEMÓRIA DA CENA - Parte 12

Hoje seguimos com este post especial com mais três destaques teatrais:
ESPETÁCULO LOCAL
"GORDOS ou SOMEWHERE BEYOND THE SEA"
A primeira vez que assisti a este trabalho foi dentro da mostra do Dad, quando alguns do seus integrantes estavam finalizando suas graduações em teatro. E ali este espetáculo já me provocou muito, pela estética e ruptura que provocava na platéia. Sempre acompanhava a mostra dos trabalhos e este me chamou muito a atenção, e ali estava sendo plantada uma semente que se transformou hoje no badalado Grupo Teatro Sarcáustico do Daniel Colin e cia., ou seja, lá no inicio o grupo já demostrava a que viera e veio para ficar! A história da peça era sobre um desastre aéreo em que os personagens estão perdidos há muito tempo. As imagens que ficam era do espaço branco, alguns objetos todos da mesma cor (verde!) e projeções em vídeo. Situações bizarras e dramaticamente interessantes recheadas de humor negro faziam parte do contexto. Um trabalho impactante que merece ser relembrado!!! 
ESPETÁCULO NACIONAL 
"REBÚ"
Este foi o trabalho no qual conheci a tão badalada dramaturgia de Jô Bilac. As vezes o público vai ao teatro por causa do grupo, ator, diretor e tão raramente por causa do dramaturgo. E o que me levou a este espetáculo foi Jô Bilac, que bom que pude conhecer o seu trabalho, mas que bom que o Jô me levou a conhecer o trabalho da Cia. Teatro Independente que tem todos os méritos da produção. O espetáculo foi um acontecimento! Imagina uma montagem em que os atores eram ótimos, com um texto e trama excelente, um diretor atento? O resultado foi era delicia que é "Rebú". O Bode interpretado pelo gaúcho Diego Becker e a não utilização de nenhum objeto em cena foi um dos destaques. Escrevi um comentário aqui no blog tempos atrás sobre este trabalho, quem puder confira clicando AQUI!





ESPETÁCULO INTERNACIONAL
"EMBAIXO DA CAMA" Rússia
Um espetáculo difícil, em russo com legendas, mas não intransponível. Vi uma rigidez, mas ao mesmo tempo uma beleza ímpar! Repetições, efeitos, humor faziam parte deste espetáculo. Uma adaptação do texto de Dostoievisky adaptado para o teatro por Mijail Levitin, a peça abordava o comportamento de um homem apaixonado. Situações inusitadas, beirando o clownesco beiravam a cena, uma das marcas registradas do Grupo Teatro Ermitage. Uma recriação carnavalesca da obra de Dostoievsky, que ao final fica acessível a todos!


2 comentários:

  1. Suas criticas sempre fenomenais... Sou teu fã!!! Ontem assisti, "Limpe todo o sangue do carpete antes que manche", texto do Jô Bilac. Você vai adorar, simplismente sensacional, em uma montagem com cara de teatro do absurdo...

    ResponderExcluir
  2. Edgar adoro o estilo dramaturgico de Jô Bilac, pude assistir "Savana Glacial" e "Rebú" e o texto e espetáculos eram demais!!! Abração Edgar!

    ResponderExcluir