sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CIA AFRO-CENA (VENÂNCIO AIRES)


A Afro-Cena é um grupo de agitadores culturais negros, o qual está em atividade desde 2008, trabalhando com diferentes expressões culturais. Em seu currículo além de mais de 14 peças teatrais, varias esquetes cênicas, livro, eventos culturais realizados em Venâncio Aires, três filmes ( '360' - 2008, 'A Idade da Pedra' - 2010, 'Um Sorriso Negro' - 2011) Ao longo de 4 anos desenvolve projeto de prevenção as drogas com sessões comentadas de seus filmes, atingindo nesse período mais de 100 escolas e cerca de 22 mil pessoas em 223 sessões, passando por RS, SC e RJ. A Afro-Cena está com três peças em cartaz: 'Um Sorriso Negro' espetáculo teatral de 50 minutos que aborda a através da relação pai e filha a importância da cultura negra. 'Papelito, na busca de uma boa leitura' esquete de 30 minutos que aborda a importância da leitura de livros. E a comédia 'T Ao Quadrado'. A Afro-Cena já levou suas apresentações por diferentes cidades do Estado, dentre elas Porto Alegre, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, além de cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Seus projetos tem repercutido em reportagens de diferentes mídias regionais, estaduais e nacionais.

T Ao Quadrado         

Comédia produzida em 2011. Com texto de Adriano Conceição e Sérgio Rosa, o enredo retrata a relação do casal Tião, um malandro alcoolatra, boêmio, que passa o tempo todo bêbado e agredindo verbalmente sua mulher. Tereza, uma dona de casa que mesmo sofrendo com as atrocidades do marido, continua acreditando no amor entre os dois. E em função disso luta para reconquistar a atenção dele. Tião é interpretado por Adriano Conceição e Tereza por Sérgio Rosa. A duração é de 50 minutos e o publico poderá dar boas risadas com um humor sadio voltado para toda família. Além de Venâncio essa apresentação foi levada para Pelotas em 2011 e iniciou uma temporada em maio de 2012 por cidades do Paraná e com agendas por cidades do Rio Grande do sul.

Papelito, em busca de uma boa leitura          

Uma esquete de 30 minutos a qual narra a historia de Papelito, um personagem que simboliza a pagina de um livro que ainda não foi escrita por falta de leitores. Pois as crianças e adolescentes do Reino da Literatura não querem mais saber de ler livros e estão voltados somente para a internet. Em função dessa carência de leitores os escritores não estão mais escrevendo. Então Papelito resolve viajar para um reino distante em busca de bons leitores. A esquete conta com um único personagem em cena, mas que interage com o publico transformando pessoas da platéia em personagens da historia. Mesmo sendo pessoas da plateia elas tem textos e falas sussurradas por Papelito em seus ouvidos. A esquete cênica também tem musicas cantadas por Papelito que retratam a importância da leitura e do livro. É uma apresentação lúdica que leva o publico para o mundo encantado da literatura. Com texto e direção de Sérgio Rosa e ele mesmo interpreta o personagem Papelito.
 Um Sorriso Negro     
Com texto e direção conjuta de Sérgio Rosa e Edilene Deleo o  enredo retrata o choque de realidade entre um pai materialista  e uma filha sonhadora, que acredita na luta pela igualdade. A peça tem como base a nova lei nacional, lei 10639 que designa a inclusão da cultura negra e africana no currículo escolar. A história conta os conflites familiares de um pai, um rico empresário negro, que ignora todas as suas raízes e não dá atenção aos projetos de inclusão social do filho, um jovem ativista. Até que um dia, o filho o convence a assistir a um vídeo que promete mudar sua forma de pensar.
Espetáculo produzido em 2012 e já passou por varias cidades do Rio Grande, dentre elas, Bento Gonçalves, Santa Maria, Pelotas, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Esteio, Vacaria, Sapucaia do Sul, Lajeado, Porto Alegre, dentre outras cidades. A apresentação foi realisada em diferentes espaços, penitenciaria feminina Madre Pelitie, Teatro Caixa Preta UFSM, Teatro de Arena, mas em sua grande maioria em escolas.
  A Idade da Pedra

Em 2008 a Afro-Cena iniciou o projeto de prevenção as drogas, após o lançamento do media metragem ‘360’ um filme independente de produção da mesma que retratava o ciclo vicioso das drogas. Em 2010 foi lançado o segundo filme ‘A Idade da Pedra’ que retratava as diferentes formas que a sociedade percebe e é atingida pelo mundo das drogas. Com esses dois filmes foram realizadas 223 sessões comentadas, tendo o projeto passado por 107 escolas publicas e privadas, fóruns e seminários estaduais e regionais e clinicas de recuperação. O projeto foi levado para mais de 20 cidades do RS, SC e RJ. Num período de 4 anos foram atingidas diretamente mais de 22 mil pessoas durante as sessões comentadas.

CONTATOS: 
51-98823564 / 92952552 E-MAIL: filmei@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário