quarta-feira, 8 de agosto de 2012

PIAZZOLA COREOGRAFADO (RS)

Assisti a este espetáculo na estreia em Montenegro e confesso que fui as lágrimas. Um belíssimo espetáculo que emociona pela soma de diversos fatores. Primeiro pela homenagem ao gênio Piazzolla, trilha executada magistralmente pela Orquestra da Fundarte. Segundo pelo trabalho da Troupe Xipô, que traduz em movimento o universo de Piazzolla, e a tradução é ousada e tocante. Por isso vale muito a pena conferir este digno trabalho. 

"Piazzolla Coreografado" integra as comemorações dos 15 anos da Orquestra de Câmara Fundarte, sob a regência do maestro Antônio Borges-Cunha, tendo como solistas Olinda Allessandrini (piano) e Luciano Maia (acordeon), e a participação dos bailarinos da Troupe Xipô (Daniel Barcellos, Márcio Barreto, Patrick Moraes, Silvia da Silva Lopes e Suzana Schoellkopf), o espetáculo que apresenta repertório exclusivo de Astor Piazzolla, com arranjos assinados por José Bragato e Vagner Cunha.

Sobre o espetáculo
Piazzolla Coreografado retrata imagens mergulhadas ora em sentimentos de amor, paixão, nostalgia e solidão, ora na fuga de lembranças. Passos sem destino, chegadas e partidas, corpos que se entrelaçam para um último tango.
Segundo a diretora cênica, Carlota Albuquerque, o espetáculo busca um vocabulário comum entre a música e a dança teatral,  dentro do universo poético de Astor Piazzolla.  “As cenas em movimento sugerem imagens descobertas a partir da música de um dos mais sensíveis artistas contemporâneos, que conseguiu extrair do retrato regionalista a essência do humano em suas características universais”, diz.
Piazzolla Coroegrafado é uma montagem da Orquestra de Câmara Fundarte da Fundação Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE. Tem direção cênica de Carlota Albuquerque, direção musical de Vagner Cunha, concepção coreográfica, de Suzana Schoellkopf e Márcio Barreto, criação da luz de Carmem Salazar, cenário, figurinos e adereços de Fabrízio Rodrigues e direção de produção de Therezinha Petry Cardona.
Bem recebido pelo público Piazzolla Coreografado teve pré-estreia em novembro de 2010 em Panambi e estreia em Montenegro em abril de 2011. 

Ficha técnica
Regência: Antônio Borges-Cunha
Direção Musical: Vagner Cunha
Direção Cênica: Carlota Albuquerque
Direção Técnica: Suzana Schoellkopf e Márcio Barreto
Direção Executiva: Therezinha Petry Cardona
Concepção Coreográfica: Suzana Schoellkopf e Márcio Barreto
Cenário, figurinos e Adereços: Fabrízio Rodrigues
Criação de luz e Execução: Carmem Salazar
Arranjos Musicais: José Bragato e Vagner Cunha
Assessoria de Imprensa: Dinorah Araújo
Fotos: Cláudio Etges
Montagem e Edição de Vídeos: Diego Kern
Produção Gráfica: Diego Kern
Orquestra de Câmara FUNDARTE
Maiores informações no site da FUNDARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário