terça-feira, 1 de maio de 2012

BREVES ENTREVISTAS COM HOMENS HEDIONDOS (RS)


De 4 a 27 de Maio - de sexta a domingo - 20h - TEATRO DE ARENA
Grupo Teatro Sarcáustico (RS) | Gênero: teatro adulto | Classificação etária: 14 anos | Duração: 105min
A peça vencedora do Prêmio de Incentivo à Pesquisa teatral no Teatro de Arena e Secretaria de Estado da Cultura para 2011, Breves entrevistas com homens hediondos, retorna a cartaz dentro da programação do 7º Festival Palco Giratório no Teatro de Arena.
A montagem é uma adaptação dos contos homônimos do norte-americano David Foster Wallace, vencedor do Prêmio MacArthut Fellowship. Com direção geral de Daniel Colin e direção das entrevistas, concepção e atuação de Colin, Guadalupe Casal, Ricardo Zigomático e Rossendo Rodrigues, Breves entrevistas com homens hediondos dá voz a diversos homens, que respondem às perguntas de uma mulher ausente. Todos revelam seus segredos: são entrevistas hediondamente pessoais. “Mas por trás dos argumentos imorais, chantagens emocionais, fantasias sexuais e crises de relacionamento, há sempre um ponto fraco, um desejo de amor ou redenção”.
A ideia de espetáculo/freak-show vem da proposta escolhida pelo grupo de selecionar os contos de desse espetáculo: “selecionamos 10 entrevistas e não conseguíamos decidir quais se transformariam no produto final”, revela o diretor. “Chegamos à conclusão de que a peça devia ser construída a partir da participação da plateia, todas as noites”.
A estrutura dramática do espetáculo se constitui de cinco esquetes/entrevistas fixas e mais cinco escolhidas pelo público a cada noite, provocando uma rotatividade e o ineditismo do espetáculo, que deverá ser diferente a cada apresentação.
O grupo:
O grupo Teatro Sarcáustico surgiu em janeiro de 2004, do Trabalho de Conclusão do Curso de Artes Cênicas (UFRGS), de Andressa de Oliveira, Daniel Colin e Tatiana Mielczarski, intitulado Gordos ou somewhere beyond the sea. Nestes 08 anos de trabalho continuado, foram produzidos outros sete espetáculos profissionais, além de performances, oficinas, workshops e cursos de formação de atores. O Teatro Sarcáustico recebeu importantes prêmios do estado (Açorianos de Teatro, Tibicuera de Teatro Infantil, RBS Cultura e Braskem em Cena) e é considerado uma das mais significativas companhias da cena teatral gaúcha contemporânea. Atualmente, é um dos grupos que integram o Projeto Usina das Artes, que prevê a ocupação do Centro Cultural Usina do Gasômetro em Porto Alegre.
Ficha técnica
Dramaturgia: Daniel Colin e Felipe Vieira de Galisteo
Direção geral: Daniel Colin
Direção das entrevistas, concepção e atuação:
Daniel Colin, Guadalupe Casal, Ricardo Zigomático e Rossendo Rodrigues.
Atriz especialmente convidada: Tatiana Mielczarski
Cenário: Eder Ramos e Ricardo Zigomático
Figurinos: Daniel Lion
Iluminação e operação de luz: Carol Zimmer
Operação de luz (stand by): Maíra Prates
Trilha Sonora Pesquisa: Rafael Lopo, Daniel Colin e Ricardo Zigomático
Direção, edição e operação dos vídeos: Thais Fernandes
Design Gráfico: Pedro Gutierres
Cabelos e maquiagem: Márcia Pazzini
Fotografias: Thais Fernandes / Marina Fujiname
Coordenação de Produção e Divulgação: Fernanda Marques
Assistência de Produção: Cassiano Fraga
Produção internacional: Simone Buttelli
Realização e Produção Geral: TEATRO SARCAUSTICO
Este espetáculo faz parte da programação do FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO RS.
Acesse o blog do TEATRO SARCÁUSTICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário