segunda-feira, 14 de maio de 2012

INSTANTÂNEOS (RJ)



17/05 - 19h - Teatro SESC Centro
Cia. dos Bondrés (RJ) | Gênero: teatro de máscaras | Classificação etária: livre | Duração: 65min

“Instantâneos” é inspirado no Topeng - teatro/dança dos rituais de Bali - e no teatro popular brasileiro, mas avança para o futuro, respondendo às evoluções do espaço cênico de hoje. Investiga em sua encenação o princípio artesanal desses dois universos, suas cores vibrantes e seus ritmos tradicionais. 
O espetáculo aborda o ser humano e suas relações através de situações cotidianas. No palco, cinco atores vivem diferentes máscaras, revelando de forma simples e lúdica a maneira como habitamos o mundo. Instantes de vida... 
Resultado de uma pesquisa sobre objeto manipulado, o cenário habita o palco de maneira ágil e lúdica. Objetos são manipulados, ora por varas, ora sobre rodas. Como o espetáculo não se fundamenta no uso de palavra e do diálogo, a música, tocada ao vivo, assume papel fundamental na narrativa, garantindo seu lugar junto aos atores. Instrumentos asiáticos como o gamelão e instrumentos brasileiros e africanos (cavaquinho, conga, alfaia e pandeiro,marimbas) se integram, propondo pesquisa de ritmos populares criando uma orquestras de instrumentos tocadas por músicos e também pelos atores.

Elenco: Fabianna de Mello e Souza, Flavia Lopes, Matheus lima, Lucas Oradovschi, Angelina Mello, Samantha Reno, Miguel Nogueira e Tomaz Nogueira
Trilha Sonora: Samantha Renó
Texto: Fabianna de Mello e Souza/Cia. dos Bondrés
Direção: Fabianna de Mello e Souza
Cenário: Ivan Gil de Mello e Souza
Figurino: Tânia Tartarelli
Iluminação: Aurélio Simoni
Produção: José Carlos Della Vedova

O grupo: 
A Cia. dos Bondrés, fundada em 2007, surgiu do desejo de aprofundar o estudo das técnicas da representação do ator através do jogo de máscaras, sua dramaturgia e o desenvolvimento da pesquisa de linguagem cênica e através da criação de objetos cênicos de manipulação. A direção do grupo está a cargo da diretora e atriz Fabianna de Mello e Souza, que traz em sua bagagem nove anos de experiência na trupe do Théâtre du Soleil, estudos em Bali, além de encontros com mestres no Japão, Sri Lanka e Tawain. A consistência do trabalho do grupo é sempre observada com muito interesse pela classe teatral e pela crítica especializada.
Desde o início, agregou simpatizantes. O grupo foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, que resultou no espetáculo “Instantâneos” e, em 2010, recebeu do MINC a bolsa residência que levou Fabianna de Mello e Souza e Flavia Lopes a Bali para treinamento de um mês com os mais reconhecidos mestres do TOPENG, I Made Djmat e I Nyoman Terima e que permitiu, na sequência, a vinda deles ao Brasil, por onde se apresentaram e ofereceram workshops em quatro capitais brasileiras: Rio, São Paulo, Fortaleza e Salvador. 
Este espetáculo integra a programação do Palco Giratório: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário