terça-feira, 29 de maio de 2012

CERIMÔNIA DO ADEUS (RS)


Foto: Cristine Rochol

O espetáculo "Cerimônia do Adeus", último texto escrito em vida pelo dramaturgo Hércules Grecco, encenado pelo grupo LPC Transformação e dirigido por Túlio Quevedo está com estréia agendada para o dia 5 de junho, às 20 horas, no Teatro Bruno Kiefer.  No elenco, Elis Braz faz a protagonista Ana, enquanto que as musicistas Cristina Cavalheiro e Monica Lima interpretam a trilha sonora ao vivo. 
Este projeto conseguiu aprovação no último edital da Sulgás, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o que garante a montagem do espetáculo e a realização de uma temporada de seis apresentações em Porto Alegre, nos dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de junho.
Cerimônia do Adeus é um rito de passagem ambientado em uma capela estilizada. Aborda a repressão familiar, religião, sexualidade, as traições, e a compaixão da protagonista em estado terminal, pela sua vida. Ela constrói em seu imaginário uma forma de resolver seus conflitos emocionais, dramatizando um diálogo com as personagens que marcaram sua trajetória em vida e que tanta alegria e tristeza lhe deram.
A encenação utiliza o gênero melodrama, para acentuar a ótica da contradição entre o humano e o divino contida na índole da personagem, sem, entretanto perder sua natureza mundana, através da ironia, do ceticismo e até em alguns momentos do cinismo paraabordar as questões que envolvem as emoções humanas. A personagem passeia pelas lembranças do passado, contracenando e dialogando com seus afetos e desafetos (estas personagens são representadas por bolas de contato – malabarismo, as quais ela manipula externando seus sentimentos de carinho, tristeza, raiva e desprezo).
A opção cênica de unir o melodrama e a técnica de malabares (contato) para narrar o texto Cerimônia do Adeus, fortalece a dinâmica do espetáculo, possibilitando uma encenação não linear e rica em sentimentos. As cenas são costuradas pela trilha sonora, que é executada ao vivo por dois anjos, que decoram a capela na qual se desenrola o drama.
Tratando-se de uma encenação concebida com um conceito minimalista, o espetáculo tem uma única trilha sonora, criada pelo arranjador e instrumentista Karlo Kulpo, com ondulações rítmicas e andamentos que expressam os sentimentos expostos para o público pela personagem Ana, valorizando as reflexões e as passagens de cena. Utilizando-se de instrumentos musicais (violino e violoncelo) cria-se uma atmosfera musical baseada nos ritos de passagem da Idade Média.
O objetivo é oferecer um circuito de apresentações do registro da última criação dramática de Hercules Grecco com as condições técnicas fundamentais para que se possa apreciar toda sua riqueza cênica, é o principal objetivo do proponente e do grupo teatral LPC Transformação ao propor este projeto. O texto dramático “Cerimônia do Adeus” foi escrito em junho de 2007, pelo dramaturgo gaúcho Hercules Grecco, para ter sua montagem realizada pelo grupo Laboratório de Pesquisa Cênica Transformação – LPC Transformação. A ideia surgiu durante visita do dramaturgo a sessões contínuas de treinamento e pesquisas, orientadas pelo diretor Túlio Quevedo e desenvolvidas pelo grupo na cidade de Porto Alegre. O autor sabia ser portador de grave enfermidade, da qual veio há falecer dois meses após a conclusão do texto. O propósito de encenar a última obra deste dramaturgo gaúcho permaneceu presente no grupo LPC Transformação desde 2007. Agora após viabilizar esta produção, o grupo LPC Transformação pretende fazer um circuito de apresentações pelo estado do Rio Grande do Sul e realizar um circuito de apresentações do espetáculo nas Capitais de 06 (seis) Estados da Federação: - Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Acre, Amazonas e Pará, sempre com acesso gratuito as para a população em geral. Com este circuito de apresentações, o grupo LPC Transformação estará ampliando o acesso ao público à obra do dramaturgo Hercules Grecco e ao conceito teatral que desenvolve
A produção do espetáculo destinará 100% dos ingressos gratuitamente para jovens, adultos de baixa renda mediante retirada de senhas diárias.
FICHA TÉCNICA
Equipe Artística:
• Dramaturgia:
• Coordenação geral e Direção cênica:
• Direção musical:
• Criação cenográfica:
• Criação e execução de figurinos:
• Atriz protagonista:
• Atriz musicista - Violino:
• Atriz musicista - Violoncelo:
Hercules Grecco.
Túlio Quevedo.
Karlos Kaufmann Kulpo.
Túlio Quevedo / Pitágoras Dutra.
Pitágoras Dutra.
Elis Bráz
Cristina Cavalheiro.
Mônica Lima.
Equipe Técnica:
• Produção executiva:
• Produção artística:
• Produção:
• Preparação vocal e canto:
• Desenhos imagem visual:
• Design gráfico:
• Assessoria de imprensa / divulgação:
• Registro de imagem:
• Registro fotográfico:
• Desenho de Luz:
• Execução de Luz:
Timbre Produtora Cultural LTDA.
Grupo LPC Transformação.
Márcio Gobatto.
Profª Marlene Hofmann Goidanich 
Pitágoras Dutra.
Ramon Berta Wayne 
Dinorah Araújo & Comunicação e Marketing Ltda.
Manga Rosa Filmes.
Cristiane Rochol.
Maurício Rosa 

Maurício Rosa

Maiores informações em http://www.lpcteatro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário