segunda-feira, 14 de maio de 2012

APARECEU A MARGARIDA (RS)


Foto: Aline Araújo

CIA TEATROFÍDICO PROJETO USINA DAS ARTES
apresentam
APARECEU A MARGARIDA de Roberto Athayde

Roberto Athayde, um dos grandes autores responsáveis pelo divisor de águas da dramaturgia nacional, com texto de linhagem tragicômica e, pioneiro também na utilização de uma linguagem coloquial em cena – destaque no período da Ditadura Militar, do Autoritarismo – ficou conhecido mundialmente pela montagem, adaptação e tradução de “APARECEU A MARGARIDA “, para quase o Mundo inteiro, a partir do final dos anos 70 até hoje.
A proposta de trabalhar a linguagem popular do autor, numa encenação interativa – a platéia é a sala de aula da professora - , oportuniza o contato do público em geral e do Universitário com a obra de um artista inspirador e a dos profissionais locais, valorizando a história mundial, nacional e regional do teatro.
A trama, com áspero texto, é uma profunda análise psicológica da tortura, da perversão, dos mecanismos de opressão e de toda e qualquer tirania ditatorial, garantindo a identificação de todos, proporcionando reflexão dos artistas, quanto dos espectadores.
Sob forma de monólogo, retrata um dia na sala de aula da professora Dnª Margarida, narrando fatos da vida a alunos pré-adolescentes e marca a influência sobre o processo político de ditadura, pelo qual atravessava o país, quando de sua criação, na década de 70. A situação política faz com que o teatro assuma a sua função social, voltando-se para o questionamento da realidade brasileira. Apresentado de forma tragicômica, mesclando o real e o imaginário, a peça critica a política e o comportamento – inclusive do panorama atual – envolvendo a platéia, que torna-se parte da peça como se fossem alunos e a professora expressa as suas opiniões através das disciplinas curriculares de forma alegórica e, ao mesmo tempo, autoritária.
O texto é um clássico do TEATRO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO , foi montada em mais de 30 países desde sua estréia em 1973 , com Marilia Pêra . 
SERVIÇO :
o que ? APARECEU A MARGARIDA
quando ? Dias 18,19,25 e 26 de maio - 20h
onde ? Sala 400 da Usina do Gasômetro

FICHA TÉCNICA :
Autor – ROBERTO ATHAYDE
Direção – EDUARDO KRAEMER
Atuação – RENATO DEL CAMPÃO ( Dona Margarida ) e JAIRO KLEIN( aluno)
Cenografia , iluminação e sonoplastia – EDUARDO KRAEMER
Figurinos – ANTONIO RABADAN e CURSO DE DESIGN DE MODA E TECNOLOGIA DA FEEVALE
Fotos – LUCIANA MENA BARRETO
Material gráfico – EDUARDO KRAEMER
Make – up – NIKKI GOULART
Trilha pesquisada – CIA TEATROFÍDICO
Trilha composta – MANINHA PEDROSO
Realização – CIA TEATROFÍDICO

Maiores informações no blog do TEATROFIDICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário