terça-feira, 22 de maio de 2012

ESCAPADA (MG)


25/05 - 20h - Teatro de Câmara Túlio Piva 
Cia. Mário Nascimento (MG) | Gênero: dança contemporânea | Classificação etária: 14 anos | Duração: 60min

Escapada é a fuga do homem das grandes metrópoles,das massas humanas. É o homem psicologicamente e fisicamente sufocado. É o homem sem saída a procura de um outro lugar. É fugir de si mesmo e dos seus fantasmas, da opressão tecnológica e do mundo moderno, da falta de tempo. 
Escapada é o Carona que não sabe para onde vai. É a visão e a perspectiva de personagens que se apresentam constantemente em fuga. Utilizando as possibilidades de um elenco que trabalha junto há três anos, a Cia. leva para cena dança, música e teatro, além de momentos de pura improvisação.

Concepção e direção: Mário Nascimento
Coreografia: Mário Nascimento e elenco
Assistente de direção e coreografia: Rosa Antuña
Trilha sonora: Fábio Cardia
Trilha sonora ao vivo: Dan ty ba: Aretha Maciel
Derbak: Léo Garcia
Violões: André Rosa e Rafael Bittar
Voz e pandeiro: Rosa Antuña
Elenco: André Rosa, Aretha Maciel, Eliatrice Gischewski, Leo Garcia, Rafael Bittar e Rosa Antuña
Textos: Rosa Antuña
Preparação teatral e vocal: Rosa Antuña
Criação de luz: A Cia.
Técnico de luz: Helio Batista de Oliveira Junior - DRT 5525 / SP
Técnico de som: Ricardo Cavalcanti - DRT 05780 / MG
Produção: Luciana Lanza (Fulôres Produções)

O grupo: 
Em seus treze anos de existência, tem sua pesquisa de linguagem sustentada pelas conexões entre música e dança. Um trabalho permeado pelo universo da dança contemporânea, dança de rua, teatro físico, artes marciais, poesia e voz como recurso cênico sonoro. A Cia. foi criada em São Paulo, em 1998, pelo coreógrafo Mário Nascimento e o compositor Fábio Cardia. Estreou seu primeiro trabalho, “Escapa”, no Centro Cultural São Paulo. A obra deu a Nascimento o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte - 1998) como melhor coreógrafo. A dupla seguiu em turnê pela Alemanha, com apresentações em Hamburgo no Teatro B 12, na Bienal de Essen e em Colônia, no Teatro Zeigen Tanztheater, obtendo críticas favoráveis em importantes jornais como Morgen Post e Bergedorfer Zeitung. Em 2000, o Centro Cultural São Paulo também deu lugar à estreia do trabalho seguinte da Cia.MN: “Trovador”. No elenco, Kiko Ribeiro, bailarino e percussionista pernambucano, e o músico paulista Renato Gimenes. A obra foi apresentada em diversas capitais do país. A mudança da Cia. para Belo Horizonte, MG, ocorreu em 2002 e contou com o apoio logístico da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). Em 2004, com o prêmio Rumos Dança Itaú Cultural, a Cia. MN criou o espetáculo “Escambo”, com trilha sonora de Fábio Cardia e estreou no Teatro Itaú Cultural. “Escambo” rendeu à Cia., no 1° Prêmio Usiminas / SIMPARC 2004, em Belo Horizonte, os prêmios de melhor coreógrafo a Nascimento, melhor bailarina a Rosa Antuña e bailarinos revelação a Cristiano Bacelar e Thaís França. Em 2005, a Cia. MN criou o espetáculo “Do Ritmo Ao Caos”, que estreou no FID (Fórum Internacional de Dança) no Teatro Sesiminas em Belo Horizonte. Prêmio Usiminas / SIMPARC 2005 para Aretha Maciel como melhor bailarina. Estreou o espetáculo “O Rebento” no SESC Santana, em São Paulo, com o apoio do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna em 2007.

Com “Faladores”, com direção e coreografia de Mário Nascimento, trilha sonora composta por Fábio Cardia e assistência de direção e de coreografia de Rosa Antuña, a Cia. iniciou uma turnê com mais de 60 apresentações pelo Brasil e foi contemplada com importantes prêmios. Prêmio SESC / SATED 2009: melhor espetáculo; melhor trilha sonora original para Fábio Cardia e melhores bailarinos para Rosa Antuña e José Villaça, e Prêmio Usiminas/SIMPARC 2009: melhor espetáculo; melhor concepção coreográfica para Mário Nascimento e melhor bailarino para José Villaça.
Conheça o blog da Cia. Mário Nascimento
Este espetáculo integra a programação do 

Nenhum comentário:

Postar um comentário