terça-feira, 1 de maio de 2012

BAIT MAN (RJ)


Dias 4 e 5 de maio - 21h no Teatro Renascença - Porto Alegre. 

Cia. dos Atores (RJ) | Gênero: teatro adulto | Classificação etária: 14 anos | Duração: 60min

Após ser torturado em um ambiente árido e inóspito, Bait Man elabora seu raciocínio, dando forma aos seus pensamentos. Em um estado de alerta constante, pressionado não se sabe por que ou por quem, Bait Man constrói uma sutil e profunda análise do homem contemporâneo, com seus medos, desejos e ambições. Um jogo perigoso se faz presente, criando um atrito entre a realidade e o imaginário. O mundo em colapso ideológico, a beira do abismo, é o material que Bait Man utiliza para jogar com humor e tensão, provocando uma reflexão para onde a humanidade caminha. Um quebra cabeça misterioso é apresentado com vigor, envolvendo a todos em uma teia sutil de informações. O espectador é convidado a participar deste jogo enigma, onde cada lance envolve todos os sentidos.


Texto, direção: Gerald Thomas
Colaboração e atuação: Marcelo Olinto
Cenário: Domingos Alcântara 
Figurino: Marcelo Olinto e Patrícia Muniz
Musica original: Patrick Grant
Audiovisual: Joaquim Castro e Alexandre Gwaz
Visagismo: Ricardo Moreno
Iluminação:Caetano Vilella e Gerald Thomas
Direção de cena: Márcio Gomes
Operador de som: Bel Cabral
Operador de luz: Leandro Barreto
Produção: Tárik Puggina
Direção de produção: Marcelo Olinto

O grupo
Formada em 1988 no Rio de Janeiro pelos atores Bel Garcia, Drica Moraes, César Augusto, Gustavo Gasparani, Marcelo Olinto, Marcelo Valle e Susana Ribeiro em torno do diretor e também ator Enrique Diaz, com o objetivo de suprir uma necessidade de estudar e experimentar novas possibilidades da cena teatral.

Mantendo os mesmos integrantes desde a origem, com uma sede de trabalho localizada na Lapa, este caminho de pesquisa e renovação permanente de linguagem artística se fez possível e frutificante; resultando em mais de uma dezena de espetáculos montados, diversos prêmios e uma carreira nacional e internacional reconhecida pela imprensa especializada do Brasil, Estados Unidos e Europa.
A possibilidade de realizar trabalhos fora ou, no sentido inverso, receber artistas de fora é uma característica da Cia. dos Atores, mas longe de ser a mais marcante. O grupo se afirmou como um dos mais importantes e originais do teatro brasileiro graças a outras marcas. Por exemplo, um forte “processo colaborativo”, como chamam os atores a prática de todos influírem no resultado dos trabalhos, trazendo contribuições, dividindo-se em subgrupos de pesquisa, trocando e acrescentando idéias até que, a partir de um certo momento, o diretor passe a fazer um trabalho de edição e organização do material.
Outra marca, bem adequada a uma companhia, é a antropofagia ampla, geral e irrestrita. Ou seja, tudo pode ser apropriado e reciclado para um espetáculo, sem que se precise fazer contextualizações históricas acerca de cada elemento utilizado. Uma marca estética é a combinação de vários fluxos narrativos numa só peça. Esta é uma característica de todos os trabalhos, assim como é a metalinguagem: o processo de construção do espetáculo faz parte do próprio espetáculo; a arte, em especial o teatro, é o instrumento dos personagens para tentar se relacionar com o mundo.
Maiores informações no site da Cia. dos Atores
Este espetáculo integra a programação do FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO


Nenhum comentário:

Postar um comentário