quarta-feira, 2 de maio de 2012

ODE AO PROGRESSO (DINAMARCA)



07/05 – 20h – Teatro Sesc Centro

Odin Teatret (Dinamarca) | Gênero: teatro adulto | Classificação etária: 14 anos

É o carnaval de um país estrangeiro, ao mesmo tempo distante e próximo. Os atores deste carnaval são os emissários de um povo escondido, majestoso, engraçado, grotesco, às vezes sarcástico, as vezes infeliz. Nós os acolhemos em nossas ruas e praças, nos teatros e nas instituições que nos tornam civis.
Esse carnaval não parece acreditar na civilização. Provoca risos. Mas um tipo de riso que beira as lágrimas e que as evoca no momento exato em que se afasta delas. O carnaval expõe máscaras humanas e animalescas, marionetes e caveiras, esqueletos e bonecos. Começa com uma procissão e segue alternando danças, músicas e figuras, assim como os atores de antigamente, quando entravam numa cidade exibindo o Urso domesticado. Arlequim, a rainha de Sabá, o homem-mulher e a “Nossa Senhora da Morte” que rouba as crianças do mesmo modo em que elas capturam as borboletas para esmagá-las com alegria. Ali também se encontra um monge muito velho, solitário, presunçoso, triste como um inquisidor e vulgar como um santo que se corrompeu. “Os humanos não são assim!” pensa o Caçador, que surge de repente no meio desse carnaval durante um de seus safáris.
Para compor esta Ode, o Odin Teatret deformou alguns fragmentos preciosos de seu repertório. Em outras palavras: ele o amou e o respeitou a ponto de blasfemá-lo. Carnaval.
Classificação etária: 14 anos
Este espetáculo integra a programação do Palco Giratório


Nenhum comentário:

Postar um comentário