terça-feira, 15 de maio de 2012

NO PALCO RUTH DE SOUZA (RS)



18/05 - 19h30 - Sala Alziro Azevedo (DAD/UFRGS)
Orientador: Mirna Spritzer | Gênero: teatro adulto | Classificação etária: livre | Duração: 30min | Entrada Franca

Memória é o que define este espetáculo: memória da atriz Ruth de Souza, do Teatro Experimental do Negro e das atrizes que trazem à cena importantes momentos da vida desta grande estrela. A cena propõe-se a mostrar um palco onde transita a jovem Ruth, seu sonho de ser atriz e alguns personagens que marcaram sua trajetória no palco. O espetáculo é composto por pequenos quadros, dialogando com projeções de vídeos e gravações em áudio que contribuem com a narrativa. Através destes elementos e de símbolos, mostra-se como Ruth de Souza, uma atriz que representa a memória viva do Teatro Brasileiro, idealizou e consolidou sua carreira, enfrentando barreiras e preconceitos, persistindo no sonho de ser artista; um sonho de menina concretizado na vida - inspiração às jovens atrizes de No Palco Ruth de Souza.
Texto/concepção: Lucila Clemente e Josiane Acosta
Direção: criação em processo colaborativo das atrizes Lucila Clemente e Josiane
Acosta sob orientação de Mirna Spritzer
Trilha sonora: Lucila Clemente e Josiane Acosta
Elenco: Lucila Clemente e Kaya Rodrigues
Técnicos: Celso Veluza e Diego Neimar

O processo: 
No Palco Ruth de Souza surgiu no Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS a título de conclusão do curso de Bacharelado em Teatro, habilitação em interpretação teatral, de Lucila Clemente, sob orientação de Mirna Spritzer, sendo constituído em processo colaborativo com a atriz e professora graduada na mesma instituição, Josiane Acosta.

O espetáculo teve sua estreia em novembro de 2010 na Sala Alziro Azevedo – DAD/UFRGS. Em junho de 2011, cumpriu exitosa carreira na Sala Álvaro Moreyra em Porto Alegre. Em agosto do mesmo ano, foi apresentado no Teatro Eleonora Duse da Casa Paschoal Carlos Magno, na cidade do Rio de Janeiro, sendo agraciado com a presença da homenageada Ruth de Souza. Nessa ocasião, o espetáculo passou por uma revisão de texto, por parte das atrizes, e também de encenação, sob orientação de Toni Edson. Em novembro de 2011, participou do evento Movimento Palmares Entra na Campanha “16 Dias de Ativismo” e Pela Igualdade Racial, em São Leopoldo; e da Semana da Consciência Negra da Escola de Educação para Jovens e Adultos Marista Vettorelo, em Porto Alegre, ambos promovidos pela ONG Movimento Palmares; e ainda da Semana da Consciência Negra da Câmara Municipal de Porto Alegre, no Teatro Glênio Peres. Em dezembro do mesmo ano, participou do VI Encontro de Arte de Matriz Africana e teve as duas atrizes do elenco*, Lucila Clemente e Kaya Rodrigues, indicadas ao Prêmio Mais Teatro Revelação, pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Este espetáculo integra a programação do Palco Giratório: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário