sábado, 26 de maio de 2012

POEMA DAS CINZAS (RS)

A Cia.Teatro da Transcendência estréia no dia 2 de junho o monólogo Poema das cinzas, com texto inédito de Rogério França e direção de Camila Diehl. Através de uma linguagem gestual e poética, o espetáculo narra a vida de um homem condenado por matar o próprio pai. Concebido através de improvisações, num processo colaborativo entre diretor e ator, Poema das cinzas utiliza técnicas variadas como a dança-teatro, dança contemporânea, dança-ability, teatro físico-dinâmico, teatro oriental, máscaras e manipulação de bonecos. Os elementos apresentados em cena, como figurino, objetos, iluminação e ambientação trabalham com referências urbanas, em que o cotidiano se mistura a imagens simbólicas e lúdicas.
A criação da peça nasceu do desejo do autor e ator Rogério França, de expressar a angústia da atualidade que se transforma na violência urbana e a violência que nos leva à angústia da existência. As fontes de inspiração utilizadas nesta montagem partiram de referências literárias, como a obra “Vigiar e punir”, de Michel Foucault; “Hamlet”, de William Shakespeare; “Fim de jogo”, de Samuel Beckett; além das figuras mitológicas de Prometeu e Medusa.
A temática do espetáculo fala sobre as relações passadas que se refletem no presente. Aborda o abandono, assassinato, suplício, incompreensão, educação, vida, morte, justiça. Os mecanismos instituídos que levam uma pessoa a submeter-se às penalidades sociais. Um pai que inflige ao próprio filho sua crueldade e que incompreendido torna-se algoz e precisa se livrar de toda culpa herdada até então. Algumas relações não se tornam tão claras e podem nos levar a desacreditar das razões da vida e a questioná-la. Como se colocar diante das situações perversas, cruéis que nos provocam a todo instante e nos transformam em objeto de violência.
Serviço:
Oque: Poema das Cinzas
Onde: Teatro da Transcendência (R. Vieira de Castro nº 145, Farroupilha, Porto Alegre / RS).
Quando: De 2 a 24 de junho - Sábados e Domingos, às 19h.
Quanto: R$10 (inteira) | R$5 (sênior, estudante, classe artística, clube do assinante ZH)



Nenhum comentário:

Postar um comentário